quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Sessão especial homenageia profissionais LGBTQIA+ com certificado 'Orgulho e Diversidade'

Homenagem foi uma forma de reconhecimento ao trabalho que desenvolvem em defesa da comunidade LGBTQIA+.

Vereador Biga Kalahare entregando certificado "Orgulho e Diverisdade" à homenageada na Câmara Municipal de Santarém — Foto: Zé Rodrigues/Tv Tapajós

Profissionais de vários setores da sociedade santarena, representantes de organizações que lutam em defesa dos direitos da comunidade e ativistas da causa LGBTQIA+ foram homenageados durante sessão especial realizada nesta terça-feira (16), na Câmara Municipal de Santarém, no oeste do Pará.
A 1ª sessão especial em comemoração ao mês do orgulho LGBTQIA+ foi proposta pelo vereador Biga Kalahare (PT), em alusão ao mês do orgulho gay, que é celebrado em junho.
Os 10 profissionais escolhidos para a homenagem receberam o certificado "Orgulho e Diversidade", uma forma de reconhecimento ao trabalho que desenvolvem em defesa da comunidade LGBTQIA+.
O vereador Biga Kalahare presidiu a sessão e falou sobre as lutas que são travadas diariamente pela comunidade LGBTQIA+, principalmente quando o assunto é discriminação e violência.
"Discriminação existe a todo momento e em todo lugar, mas a gente está na luta pra fazer diminuir e até mesmo cessar a violência contra a comunidade LGBTQIA+, principalmente a homofobia. Sabemos que não é fácil, mas temos esperança que o respeito vai prevalecer. Mas eu não levanto só a bandeira gay, eu também levanto a bandeira do povo esquecido, das mulheres, dos idosos, de quem mais precisa e muitas vezes não conhece os seus direitos", destacou Kalahare.



Sessão especial do Orgulho LGBTQIA+ na Câmara Municipal de Santarém — Foto: Zé Rodrigues/Tv Tapajós

Orgulho LBGTQIA+O Dia do Orgulho LGBTQIA + é celebrado em 28 de junho ,em homenagem a Rebelião de Stonewall, um dos episódios mais marcantes na luta da comunidade gay pelos seus direitos, que ocorreu em 1969. Esta data marcou a revolta da comunidade contra uma série de invasões da polícia de Nova York aos bares que eram frequentados por homossexuais, que eram presos e sofriam represálias por parte das autoridades.
A data, também celebra a luta em defesa dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, trans, queers, pansexuais, agêneros, pessoas não binárias e intersexo (LGBTQIA+). Durante todo o mês de junho, a comunidade e organizações celebram esse mês, que visa destacar a importância da tolerância, respeito e amor ao próximo.
No Brasil, a comunidade ainda é vítima constante de episódios de discriminação e violência. Os dados do Grupo Gay da Bahia (GGB), mostraram que a cada 19 horas, uma pessoa LGBTQIA + é morta no país. Segundo a Rede Trans Brasil, a cada 26 horas, aproximadamente, uma pessoa trans é assassinada.
O relatório do Observatório das Mortes Violentas de LGBTQIA+ No Brasil, realizado em 2020 pelo GGB, constatou que pelo menos 237 pessoas morreram por conta da violência LGBTfóbica.
G1/BLOGDOCOLARES