sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Variante Delta é confirmada em paciente de Belém(vixi!)

 

Foi possível confirmar a presença da variante Delta em uma das amostras encaminhadas para a instituição.
A comprovação foi divulgada nesta quinta-feira (5) | Instituto Evandro Chagas

OInstituto Evandro Chagas (IEC), órgão ligado à Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde SVS/MS, informou que, no dia 30 de julho, recebeu amostras de dois casos confirmados de COVID-19, suspeitos de infecção pela variante Delta do covid-19. As amostras são provenientes do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) do Estado do Pará, para realização do sequenciamento genômico.

Tratavam-se de dois pacientes procedentes de uma cidade na Flórida, nos Estados Unidos, tendo também passagem em Aeroporto da cidade de São Paulo, no qual fez escala aérea, e chegaram em Belém no dia 18 de julho de 2021. Sendo que um deles foi internado no dia 27, quando foi notificado o caso à Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) de Belém, que deu início de pronto a investigação, seguindo os fluxos correntes.

O outro paciente se encontra em isolamento domiciliar e apresenta quadro leve. Imediatamente após o recebimento das amostras no Instituto Evandro Chagas, foi iniciado o processamento das mesmas, visando garantir uma pronta resposta, dada a importância que a variante Delta da covid-19 apresenta atualmente no cenário da Saúde pública mundial.

Assim, na tarde desta quinta-feira (05) por meio das análises finalizadas pelo IEC, foi possível confirmar a presença da Variante Delta em uma das amostras encaminhadas para a instituição. 

GOVERNADOR CONFIRMA

No Twitter, o governador do Estado, Helder Barbalho, publicou sobre a confirmação informando que a variante foi detectada em uma mulher de 26 anos de Belém.

VEJA!

Belém vacina pessoas com deficiência e outros grupos

Vacinação mostra queda de 95% de mortes por Covid-19

VARIANTE DELTA
Atualmente, esta linhagem tem sido responsável pelo aumento de casos de covid-19 em diversos países no mundo, após sua emergência na Índia e classificação pela Organização Mundial da Saúde como sendo uma Variante de preocupação (VOC-Variant of Concern), devido apresentar características em seu genoma que lhe conferem maior transmissibilidade.

CONTENÇÃO

A fim de minimizar o impacto da circulação das variantes da covid-19 na população, o Instituto Evandro Chagas reforça as estratégias de contenção, as quais já se iniciaram a partir da suspeita pelas equipes de Vigilância Epidemiológica da DVS municipais e estadual, cumprindo etapas do Monitoramento de todos os contatos levantados pela investigação ainda em andamento.

O IEC reforça também as medidas ainda necessárias de adesão da comunidade à vacinação, assim como às medidas de proteção, como o uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos.

A fim de minimizar o impacto da circulação das variantes da covid-19 na população, a instituição recomenda a adesão da comunidade à vacinação, assim como às medidas de proteção, como o uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos.

Fonte: DOL/BlogdoColares