quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Brega agora é patrimônio cultural do Pará

 O  Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), realizou na noite da quarta-feira (15) a assinatura da lei que declara o “Ritmo Brega” integrante do Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Pará.

O ato ocorreu no Teatro Estação Gasômetro e contou com a presença do governador Helder Barbalho e da secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal.

A cerimônia foi seguida de um grande show com vários artistas convidados.

O projeto de lei que declara o ritmo Brega como patrimônio paraense foi aprovado dia 24 de agosto, durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).

Todos os deputados estaduais presentes votaram a favor da lei de número 199/2021.

A autora do projeto, a deputada Ana Cunha, destacou que o berço do brega é o Pará. “A gente conhece vários cantores, compositores e grupos artísticos que já vêm, há muito tempo, trabalhando na cena”

A sessão foi acompanhada por representantes da música e da dança, que ajudaram o brega a ampliar o seu alcance ao longo de meio século de existência. Fruto da mistura de ritmos caribenhos e batidas latinas, o estilo ganhou força e se difundiu com o passar das gerações, formando hoje uma grande cadeia produtiva para a Cultura do estado. “O fato de se tornar patrimônio também valoriza e reconhece o trabalho de outros profissionais, como dançarinos, também militantes deste segmento artístico”, acrescentou Ana Cunha.