terça-feira, 14 de setembro de 2021

VEREADOR BIGA KALAHARE EM AÇÃO...



Preocupado com a saúde da população e a renda dos pescadores e vendedores, o Vereador Biga Kalahare visita Feira do Pescado de Santarém. 

A visita ocorreu na manhã desta sexta-feira (10), com a presença do diretor de Relações Públicas da colônia de pescadores de Santarém (Z-20).

Preocupado com a saúde da população santarena e com a renda de pescadores e vendedores de Santarém, o vereador Biga Kalahare (PT), acompanhado do Diretor de Relações Públicas da Colônia de Pescadores do Município (Z-20) Denílson Cardoso Rodrigues, visitou a Feira do Pescado, na manhã desta sexta-feira (10).

A feira localizada na área central da cidade, é um dos pontos de referência na venda de pescado. Na ocasião, o parlamentar dialogou com o Diretor da Z-20 sobre orientações quanto ao bom acondicionamento dos peixes e ouviu alguns vendedores sobre o impacto negativo nas vendas, após o surgimento da síndrome de Haff, ou doença da urina preta como é conhecida popularmente.

“Nós estamos muito preocupados com a saúde da população e também com o impacto econômico que a doença está causando, até porque muita gente está deixando de consumir o peixe. Nossa visita tem a finalidade de buscar informações para que possamos ajudar as pessoas que sobrevivem da pesca e da comercialização, além de buscar maneiras para que a população possa consumir um alimento de procedência segura.”, explicou

O diretor de Relações Públicas da Colônia de Pescadores, informou ao parlamentar, que a Z-20 realizou oficinas. Os vendedores receberam orientação sobre boas práticas de manipulação de alimentos e conservação. Mas, relatou que falta apoio por parte da Prefeitura para o aprofundamento das normas.

“É preciso que o governo mande alguém para prestar esse suporte. Pelo que eu vi agora, parece que a Prefeitura vai se mexer. Nós estamos aceitando qualquer ajuda.”, esclareceu o diretor. Desta forma, segundo o diretor, a população terá mais segurança na hora de consumir o pescado.

Para o vendedor Francisco Rainero, a semana após o surgimento da doença, está sendo de queda significativa nas vendas. Peixes como Pacu e Tambaqui, estão estocados.



“Hoje a venda está sendo péssima, já são 9 h da manhã e eu não vendi nenhum quilo de peixe. Esse horário, normal, antes dessa notícia, eu já tinha vendido muito peixe. Acho muito importante a presença do vereador, porque a nossa classe precisa de pessoas assim, que ajudem, que se preocupem com o nosso meio de sobrevivência.”, destacou



O vereador, se comprometeu em apoiar os pescadores e vendedores e informou que fará indicações ao poder executivo para que a Prefeitura realize novas oficinas, a fim de proporcionar práticas de segurança alimentar. Uma medida que trará benefícios para toda a população. Nos próximos dias, o parlamentar fará outros encaminhamentos para buscar a prevenção da doença no Município.

Por Daína Aben-Athar- Assessora de Imprensa do vereador Biga Kalahare PT