terça-feira, 5 de outubro de 2021

Seminário que orienta vereadores sobre funções do poder legislativo municipal

 

Parlamentares da Câmara de Santarém participam de Seminário que orienta vereadores sobre funções do poder legislativo municipal

Parlamentares da Câmara Municipal de Santarém participaram nesta sexta-feira (01), do I Seminário de Capacitação para Vereadores da Região Oeste do Pará, que teve como tema “Todos juntos pelo fortalecimento dos Poderes Executivo e Legislativo”. O evento promovido pela Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém/Cuiabá e Região Oeste do Pará (AMUT), aconteceu no auditório do hotel Barrudada.

“Hoje é um dia especial. É o Dia Nacional do Vereador. Estamos em Santarém para realizar esse primeiro seminário para vereadores do Oeste do Pará. Sabemos que as leis em nosso país estão em constantes mudanças e é muito importante que o vereador esteja bem informado do que está acontecendo no país, no estado e no seu município. O intuito da AMUT é fortalecer o relacionamento entre os Poderes Executivo e Legislativo. E a melhor forma para fazer isso é capacitando os vereadores e prefeitos”, afirmou o presidente da AMUT Rosibergue Torres Campos, prefeito de Porto de Moz.

O presidente da Câmara Municipal de Santarém Ronan Liberal Júnior (MDB) destacou a importância do seminário. “É uma capacitação muito importante para melhorar a nossa atuação legislativa, sempre pensando no interesse público, em melhor servir a sociedade e, hoje, através da AMUT, estamos tendo essa possibilidade de estar juntos com outras câmaras municipais, interagindo com outros vereadores, trocando ideias e buscando evoluir para melhor servir a sociedade santarena”, pontuou.

Para a vereadora Alba Leal (MDB), estreante no parlamento, todo conhecimento é válido. “É o meu primeiro mandato e sempre busco conhecimento na área política, seja pela internet ou com os meus colegas mais antigos da Casa Legislativa. Um evento como esse sempre soma, realmente é uma experiência enriquecedora. Vamos aprofundar nossos entendimentos como legisladores e todo aprendizado vai ajudar no desempenho das nossas atividades diárias”, destacou.

Para o vereador Carlos Silva (PSC), o evento foi pensado para orientar os vereadores e esclarecer dúvidas. “É um seminário extremamente importante e esclarecedor. É singular quando o Executivo e o Legislativo caminham juntos. A comunidade não precisa dos dois Poderes separados, ela necessita dos dois Poderes juntos para que as coisas possam andar, para que possa fluir os projetos e só quem ganha com isso são os municípios”, enfatizou.

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, parabenizou o evento. Para ele, o Poder Legislativo local é muito importante, pois é quem leva ao prefeito os anseios e as necessidades da população. “É um evento de grande importância, por isso parabenizamos a AMUT. Nós temos no estado do Pará um movimento municipalista muito forte através das associações. O vereador e o prefeito são os para-choques da população porque estão mais próximo da comunidade. A nossa luta é apartidária, a nossa bandeira é pelos municípios, por isso é tão importante unir forças ”, concluiu.

A advogada e consultora da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Elena Garrido abordou sobre funções fundamentais das câmaras, cidadania e participação popular. “Falamos sobre as funções fundamentais das Câmaras, das obrigações que elas têm decorrentes do texto constitucional. Tratamos também sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal, que é fundamental o conhecimento para que possam votar orçamentos: LDO e PPA. Também muito sobre transparência, inclusive pretendemos chamar atenção para uma legislação, cuja vigência começou ontem que é entorno da prestação de serviços via digital para os cidadãos. Então, nesse trabalho de transparência que envolve efetivamente a participação do cidadão é que precisamos ampliar o conhecimento cada vez mais”, explicou.

A solenidade de abertura do seminário também contou com a presença do governador Helder Barbalho, do presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) Francisco Melo (Chicão), da presidente do Tribunal de Contas Municípios (TCM/PA), conselheira Mara Lúcia Barbalho da Cruz, além de prefeitos, vereadores, deputados e outras autoridades.

Por Gleicy Lira – Ascom/Câmara Municipal de Santarém