segunda-feira, 29 de novembro de 2021

ALERTA DE PERIGO - Chuva pra porra!

Forte chuva e raios devem marcar a tarde no Pará

O Inmet definiu grau de "Perigo" em relação as chuvas no território paraense

segunda-feira, 29/11/2021



Belém tem duas estações do ano bem definidas: uma em que chove todo dia e outra que chove o dia todo. Quem nasceu e mora na capital paraense certamente já ouviu isso mais de uma vez e já sentiu na pele, literalmente, as gotas que caracterizam o clima na região, sejam de suor ou de chuva.

 
Hoje os belenenses devem se preparar para enfrentar a chuva | Reprodução

Com a proximidade do "inverno amazônico", o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para os paraenses sobre a previsão do tempo para esta segunda-feira (29): haverá pancadas de chuvas e trovoadas em várias regiões do Estado. Em algumas, existe a possibilidade de os ventos chegarem a 100 Km/h e o índice pluviométrico em algumas localidades pode alcançar 100 mm, segundo o Inmet. Vale ressaltar que milímetro (mm) corresponde a um litro de água (chuva) por m².
Numa faixa que vai do Marajó, cobrindo toda a Região Metropolitana de Belém e a maior parte do nordeste paraense (área que compreende o litoral), o Inmet define o grau de risco e severidade das chuvas como “Perigo Potencial”. Sobre esta área, a previsão é de pancadas de chuvas e trovoadas em áreas isoladas. A quantidade de chuva pode variar de 20 a 30 mm e os ventos de 40 Km/h a 60 Km/h.
Na capital, a temperatura tende a alcançar 34°C. A Defesa Civil Municipal informou, por meio das redes sociais, os horários da maré. A próxima alta ocorrerá às 19h08, quando o nível da água vai alcançar 2,9 m, em Belém. No início da tarde de hoje, às 13h41, a maré estará no seu ponto mais baixo, alcançando apenas 0,8 m.

Oeste e sudoeste paraense

Nas regiões oeste e nordeste do Estado, o aviso meteorológico emitido pelo Inmet indica “Perigo”. Nestas áreas o volume de chuvas previsto para hoje é maior do que da Região Metropolitana de Belém. A previsão é de chuvas intensas, com um volume podendo chegar a 100 mm e ventos variando de 60 Km/h a 100 Km/h.
DOL/BLOG DO COLARES