segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Nélio Aguiar: 'Eu sou a favor da criação do Estado do Tapajós'

Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar (Foto: Divulgação/Redes Sociais) “Eu sou filho de Santarém, nasci em Santarém, sou liderança política dessa região e o meu posicionamento é bem claro: eu sou a favor da criação do Estado do Tapajós”.

 Nélio lembrou que, sobre a criação do Estado do Tapajós, o Supremo Tribunal Federal (STF) tem entendimento de que a votação de Plebiscito deve ocorrer em todo o Estado, e não somente na área desmembrada. 

 “No meu entendimento, a primeira coisa que deveria mudar, antes de lançar a autorização da consulta pública, era mudar a regra do Plebiscito. Era fazer uma PEC [Proposta de Emenda a Constituição] mudando a Constituição e colocando, em caso de criação do Estado, que o Plebiscito será realizado somente na área a ser desmembrada. Aí sim”, completou.

 O prefeito disse também que é preciso mudar o discurso para convencer a população do Pará, principalmente, de Belém e da Região Metropolitana, a somar para a criação do Estado do Tapajós.

 “A gente precisa mudar os discursos de algumas coisas. Por exemplo, tem gente que quer discutir a capital, agora nessa fase. Essa discussão tem que ser lá adiante. Tem gente que leva o discurso pelo abandono e faz um discurso discriminatório contra Belém. Nós temos que ter argumentos de que é o melhor projeto de desenvolvimento para a nossa região e mostrando que Belém não vai perder com isso, que os dois vão sair ganhando. Nós vamos sair ganhando e eles também”, sustenta Nélio Aguiar.