terça-feira, 23 de novembro de 2021

Santarém, no Baixo Amazonas, recebe últimos equipamentos

A construção do terminal também representa a criação de postos de trabalhos, com a geração de 700 empregos diretos e 150 indiretos na região
Fotografo: Reprodução

Moderno aparelho público vai atender mais de 310 mil habitantes da região do Baixo Amazonas

As obras do Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas de Santarém realizadas pelo Governo do Pará, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), entraram na reta final com a finalização dos acabamentos e recebimento de equipamentos de mobília. Considerado o porto mais moderno do Brasil, o porto será entregue em breve e vai atender mais de 310 mil habitantes da região do Baixo Amazonas.

A CPH já recebeu toda a mobília que será utilizada nas dependências do porto como cadeiras, estantes, armários, carrinhos para bagagens e cadeiras de rodas. Os operários também finalizam os últimos acabamentos nas áreas interna e externa do porto. Assim que for entregue pelo Estado, o terminal será administrado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Coordenadoria de Portos, que fará a gestão do espaço.
O Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas de Santarém já possui autorização da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para operar na região do Baixo Amazonas desde 2019. O órgão federal é responsável por emitir as autorizações, desde que os espaços estejam dentro dos padrões estabelecidos pela agência reguladora. Até o momento, o Estado já entregou os terminais de Terra Santa, Faro, Curuá, Prainha, Almeirim, Santana do Tapará e Óbidos, no Baixo Amazonas, para integrar a região por meio do modal hidroviário.

 

Com informações e fotos da Agência Pará