terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Programa “Rios + Limpos” reúne SEMA e voluntários em prol de limpeza das praias de Alter do Chão


Autor: Masih Saldanha/Ccom

O Ministério do Meio Ambiente lançou em setembro deste ano o programa “Rios + Limpos” que envolve várias campanhas de conscientização e reúne voluntários para ajudar na limpeza de espaços públicos, principalmente, praias e rios. Durante a manhã do dia 4 de dezembro foi a vez de Alter do Chão receber o programa.

Estiveram presentes o secretário municipal de Meio Ambiente João Paiva, que representou o Prefeito de Santarém Nélio Aguiar; o Secretário Nacional de Qualidade Ambiental, André França; Valdecy dos Anjos, representando a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas); além de representantes e voluntários do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Cooperativa de Reciclagem de Santarém (Coopresan), Grupo de Defesa da Amazônia (GDA) e Universidade da Amazônia (Unama).



Cerca de 77 voluntários se reuniram para colaborar com o programa, mas sem deixar de lado os cuidados com a novo Corona Vírus. Logo que chegavam ao local, todos tinham que realizar testes rápidos para Covid para que pudessem participar. Além disso, foram distribuídas camisas de manga comprida e bonés para proteger da exposição solar, apesar de ter chovido durante toda a manhã, o que não diminuiu o ímpeto dos voluntários.

Após os exames foi servido um café da manhã e logo em seguida os representantes da Semma, Semas e o Secretário Nacional de Qualidade Ambiental discursaram. “O Programa ‘Rios + Limpos’ tem a intenção de engajar a população no cuidado ao meio ambiente e inspirar a realização de mais mutirões. se cada um fizer sua parte nossos rios se manterão sempre limpos e isso é excelente para a economia, o turismo e a biodiversidade.” explicou André França.

Logo em seguida às falas dos representantes dos órgãos públicos, iniciou-se as ações de limpeza das praias. Os mais de 70 voluntários se dividiram em vários pequenos grupos os quais seguiram em lanchas separadas para várias praias de Santarém, incluindo a Ilha do Amor e as próximas às margens do Lago Verde. Ao final da coleta, foi registrado um montante de 287 Kg de lixo recolhidos, sendo 126 Kg de material reciclável e 161 Kg de rejeitos.

Para o Secretário de Meio Ambiente, João Paiva, é uma honra poder colaborar com o programa através da Prefeitura de Santarém por meio da Semma. “Nós participamos de todo o planejamento e execução da campanha e estamos muito satisfeitos com o engajamento de todos os presentes, nem mesmo a chuva foi capaz de nos desanimar e mesmo com esse imprevisto a ação foi um sucesso. Creio que o Programa alcançou seus objetivos hoje e esperamos poder contribuir cada vez mais através de ações como a de hoje.” destacou o Secretário.