quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Unidade de Saúde no Bairro Floresta é revitalizada e a primeira a ter prontuário eletrônico em Santarém

Informatização do prontuário garante rapidez e qualidade no atendimento.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou nesta quarta-feira (22), a entrega da revitalização da Unidade de Saúde da Família do Bairro Floresta. Atendendo as exigências do Ministério da Saúde, que pretende garantir a informatização das unidades de saúde em todo o Brasil, a Unidade do Bairro Floresta passa a ser a primeira a contar com o prontuário eletrônico em Santarém, à exemplo do Pronto Socorro Municipal (PSM) que também já trabalha com a modalidade. Através dele, as informações do paciente podem ser obtidas via internet e vinculadas ao aplicativo conecte SUS, em tempo real.Prontuário eletrônico moderniza o acesso às informações e histórico de saúde de um paciente

“Mais uma conquista para os moradores da Floresta, a Unidade de Saúde da Família será a primeira a contar com o prontuário eletrônico, garantindo rapidez e qualidade no atendimento. A unidade está dentro das UBS’s que funcionam com o Programa Saúde na Hora, com horário estendido para atendimento”, informou o Prefeito Nélio Aguiar.

A Unidade da Floresta também conta com o Programa Saúde na Hora que busca ampliar o acesso aos serviços de Atenção Primária à Saúde por meio do funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Unidades de Saúde da Família (USF) em horário estendido. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira das 7h às 18h e aos sábados das 7h às 12h.


“A Unidade de Saúde da Floresta é estratégica por ser uma das que participa do Programa Saúde na Hora e passa a ser a primeira a atuar com o prontuário eletrônico. Em 2022, o objetivo é ampliar essa novidade para outras unidades, garantindo a modernização e melhorias no atendimento para a população”, ressaltou Vânia Portela, titular da Semsa.

Prontuário Eletrônico

A utilização do prontuário digital permite a unidade de saúde a eliminar o atendimento em papel, oferecendo aos médicos, enfermeiros, odontólogos e pacientes, um padrão de atendimento clínico por meio de tecnologia de ponta que hoje é utilizada em unidades de saúde no Brasil. Ao todo, são 10 computadores que contam com um servidor local que coletará os dados para a alimentação dos sistemas. Após a implantação do Projeto Piloto no bairro da Floresta, a Semsa deve ampliar a iniciativa para o Bairro Maracanã nas próximas semanas e em 2022 para outras unidades do município.

Saúde na Hora

A Unidade da Floresta também conta com o Programa Saúde na Hora que busca ampliar o acesso aos serviços de Atenção Primária à Saúde por meio do funcionamento das UBS’s ou USF em horário estendido. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira das 7h às 18h e aos sábados das 7h às 12h. O objetivo é ofertar ações de saúde em horários mais flexíveis para a população ampliando o alcance dos atendimentos da atenção primária e diminuir filas em unidades de pronto atendimento e emergências hospitalares.


Ascom PMS

Divulgação - BLOG DO COLARES