segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

PAULO SOUSA, NOVO TREINADOR DO FLANENGO...

 Estilo ofensivo e despedidas polêmicas marcam carreira de Paulo Sousa; veja trabalhos do técnico

Volante Otávio, que trabalhou com treinador no Bordeaux, aposta no sucesso do português no Brasil; jornalistas poloneses criticam saída conturbada da seleção

Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Jornalista português João Nunes, da RTP, fala sobre o técnico Paulo Sousa

Paulo Sousa assumiu a seleção da Polônia em janeiro. Pouco menos de um ano depois, o novo técnico do Flamengo vai embora sem deixar saudade. A eliminação na primeira fase da Eurocopa é o principal motivo de insatisfação dos poloneses.
A redenção poderia vir com a classificação para a Copa do Mundo do Catar, mas o treinador português encerra seu trabalho à frente da Polônia três meses antes do jogo contra a Rússia, o primeiro da repescagem das Eliminatórias da Europa, sem conseguir imprimir sua marca ao time liderado em campo pelo artilheiro Lewandowski.



Paulo Sousa em jogo da seleção da Polônia pelas Eliminatórias da Copa — Foto: AFP

Lewandowski se diz "chocado e surpreso" com saída; jornal chama técnico de "desertor"

Mesmo assim, quem já trabalhou com Paulo Sousa acredita que ele tem condições de repetir no futebol brasileiro o sucesso dos conterrâneos Jorge Jesus, no próprio Flamengo, e Abel Ferreira, no Palmeiras. O volante brasileiro Otávio, revelado pelo Athletico-PR e atualmente no Bordeaux, trabalhou com Sousa no time francês entre 2019 e 2020 e destacou uma característica que lembra o estilo implantado por JJ no time rubro-negro: valorização da posse de bola e pressão intensa para recuperá-la.
- Ele procurava sempre estar com a bola, sair criando a jogada lá de trás e, quando perder a bola, naqueles cinco primeiros segundos, fazer o abafa para recuperar, não importa em que setor do campo. Quando ele passou aqui, em 2019, o Bordeaux foi uma das equipes que mais tiveram a bola no campeonato - contou Otávio em entrevista ao jornalista Fernando Becker.
- Falei para ele que, se for para o Brasil implantar sua filosofia de trabalho, tenho certeza de que vai ter sucesso - completou Otávio.
O jornalista português João Nunes, da TV RTP, observou em depoimento ao ge que o estilo de Paulo Sousa não é tão semelhante ao de Jorge Jesus. Ainda assim, ele vê com bons olhos a contratação do treinador.
- Paulo Sousa é um treinador que tem um perfil bastante diferente daquele que os dirigentes do Flamengo vieram em princípio à procura. Não tem, desse ponto de vista, muitas semelhanças com Jorge Jesus - opinou João Nunes, destacando a sequência de treinadores portugueses no futebol brasileiro.
- Eu diria que será interessante ver Paulo Sousa no Rio de Janeiro. Ele é um treinador que consegue muito agarrar pelo discurso, essa capacidade que tem no discurso não tão aguerrido mas um discurso forte, colocado, no ponto certo, poderá ser importante também para chegar aos jogadores. Acho que é uma boa aposta do Flamengo, uma boa aposta para o futebol brasileiro, porque já se percebeu que o trabalho dos treinadores portugueses tem de fato qualidade.