quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Municipio de Santarém é inserida com louvor em livro da ACNUR que referencia o trabalho social com a população indígena refugiada e imigrante

Ações e trabalhos exitosos desenvolvidos pela Prefeitura foram os responsáveis pela inclusão no livro
Secretaria CELSA BRITO - Comanda as ações sociais em Santarém

Os trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através da Casa de Acolhimento para Adultos e famílias (CAAF), com a população indígena refugiada e migrante estão no guia de referência para o trabalho social elaborado pelo Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e Ministério da Cidadania.

A CAAF foi convidada pelo Ministério da Cidadania no setor de assuntos para migração a compartilhar as práticas no atendimento com os refugiados indígenas Venezuelanos da etnia Warao acolhidos por Santarém desde novembro de 2017.

No Guia destaca-se o contexto da resposta emergencial; atores engajados; plano emergencial; desafios e soluções encontradas (comunicação e estratégias adotadas); trabalho social com as mulheres (estratégias adotadas); documentação (estratégias adotadas); Saúde e suas estratégias; lições aprendidas; Projeto de Ambientação Escolar; Projeto Nonakitane Yakerajajakitane (em busca de um futuro melhor) e programa Criança Feliz.

“Nós encaminhamos um relatório de boas práticas adotadas pela casa para o Governo Federal via Ministério da Cidadania com o objetivo de contribuir com o guia de referência social. Nossas experiências exitosas estão nesse guia, o que nos dá muito orgulho em poder apresentar para o mundo um trabalho que é realizado com uma equipe muito dedicada e muitas parcerias importantes com a ACNUR, UNICEF, Ministério Público Federal, Secretarias de Saúde e Educação entre outras. Somos pioneiros na execução de um projeto de ambientação escolar e inserção no ensino regular formal, trabalhamos a busca de um futuro melhor diante da necessidade de empoderar os usuários para a superação da situação de vulnerabilidade social”, avaliou a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito.

informações Agência Santarém
DIVULGAÇÃO - BLOG DO COLARES