terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Advogada denuncia descaso do Hospital Regional de Santarém

 

Na manhã desta terça-feira (01), a Advogada Jéssica Diniz entrou em contato com a nossa reportagem para denunciar o descaso no atendimento realizado à sua avó Evanira Lopes Diniz, de 86 anos, no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém.

Segundo a advogada, a avó foi atendida inicialmente na Unimed após sofrer uma queda. No dia 20 de janeiro testou positivo para Covid-19 e foi transferida para o Hospital Regional. Após o isolamento, a equipe médica informou que enviaria um boletim diário sobre o estado de saúde da paciente e também realizariam chamadas de vídeos, no entanto, tais afirmações só ficaram nas promessas.

Há cerca de 10 dias os familiares tentam manter contato com a idosa. Todos os dias, a neta tem dificuldade de obter informações sobre a avô, que está isolada, e só na segunda-feira (31) foram realizadas cerca de 23 ligações, sem êxito. “No primeiro dia a gente já não teve notícias, tivemos que lutar pra conseguir alguma informação porque não ligaram, não teve nenhum contato. A gente tenta buscar por terceiros, amigos próximos que trabalham dentro do hospital para  a gente poder ter uma noticia dela”, disse.

Embora os próprios familiares tenham se comprometido a assinar um documento os responsabilizando para fazerem uma visita à idosa, a solicitação não foi atendida e só piora.

“Já dissemos que assinamos qualquer tipo de termo para poder conseguir visitá-la. Imagine, uma senhora de 86 anos está se sentindo completamente abandonada. Soubemos por terceiros que ela arranca os acessos, ela está em um estado de estresse muito grande porque não vê a gente. E o pior é que a gente não sabe o que está acontecendo, porque ligamos pro Regional, vamos lá, prometem que vão dar notícias e o médico não passa”, afirma a advogada.

A advogada diz ainda que os médicos mentem ao afirmar que tentam passar informações sobre o estado de saúde da idosa através dos três números disponibilizados pelos familiares. “O médico diz que tentou ligar pros 3 números, o que é uma mentira! Porque nós da família estamos desesperados, então qualquer ligação que a gente acha que é lá do Regional a gente atende, até ligações de desconhecidos”, finalizou.

Os familiares pedem uma medida urgente da direção do Hospital e principalmente dos vereadores e da secretaria do Governo, que estão se destacando pela incompetência em suas funções.

Por Diene Moura

O Impacto