sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Conselho Comunitário quer realizar carnaval em Alter do Chão

 

Por Baía

O Carnarimbó está sendo planejado para ocorrer durante os dias 25, 26, 27 e 28 de fevereiro, e 1º de março, no Lago dos Botos.

Segundo apurou a reportagem, o evento, que teria caráter particular, será coordenado pelo Conselho Comunitário e Associação dos Empreendedores de Turismo em Hospedagens de Alter do Chão (AETHA).

Uma reunião sobre o tema já teria acontecido, resultando em algumas definições, tais como o possível apoio de órgãos municipais, que cederiam o espaço/infraestrutura, limpeza e organização do trânsito.

O tema divide opiniões, devido ao aumento de casos positivos da covid-19 no município de Santarém.

Entre os dias 26 e 30 de janeiro, a prefeitura realizou uma ação de testagem em massa da população. Foram identificados 6.126 casos positivos, o que corresponde a 41,24% do total de testes realizados e 8.651 foram de casos negativados para à doença.

Em uma enquete aberta no site de O Impacto, os internautas responderam a seguinte questão:

VOCÊ É A FAVOR DA LIBERAÇÃO DE EVENTOS/FESTAS DE CARNAVAL EM ALTER DO CHÃO?

Em resultado parcial, 83,2% disseram ser contra, e 16,8% a favor. O percentual foi próximo do registrado no perfil do Instagram (@oimpactosantarem), onde 86% são favoráveis e 14% contra.

Nos comentários da publicação da enquete, os internautas também se manifestaram.

“Já peguei o Covid e a Gripe mais forte que tive na vida. Tomei a AstraZeneca 2 vezes e mesmo assim fui contaminado! Chega de irresponsabilidades, não podemos brincar com uma doença letal que desconhecemos seu potencial de mutação. Sem festas, sem aglomerações, e sem dar ao vírus oportunidade de atingir mais pessoas”, disse Sergio Ronaldo Sant’Anna.

“De jeito nenhum, precisamos conter essa contaminação”. Chega de festas e aglomerações’, disse, indignada, a leitora Rute Sampaio.

CONTRASSENSO?

No fim de novembro de 2021, o prefeito Nélio Aguiar anunciou em suas redes sociais, que o réveillon e carnaval, com organização do poder público, não seriam realizados em Santarém. Nenhuma festa em espaços públicos de Santarém, incluindo Alter do Chão, poderia acontecer.

O cancelamento foi oficializado por Decreto, que não proibiu a realização de eventos particulares. Constam no documento que os eventos “com ocupação integral, só será possível mediante comprovação do esquema vacinal com apresentação do cartão de vacinação para entrada em shows, casas noturnas, boates, cinemas, teatros, clubes, bares, restaurantes, academias de ginástica e equipamentos turísticos”.

O descumprimento das recomendações e determinações previstas no decreto está sujeito a sanções como multas e interdição de estabelecimentos.

Contudo, “a falta de fiscalização efetiva ainda é um obstáculo à boa execução da medida’, apontam populares.

Para o mês de fevereiro, estão agendadas inúmeras festas/eventos particulares em comemoração ao período do carnaval, inclusive na vila balneária de Alter do Chão. Na zona urbana, um show com atração nacional se encontra com a venda de ingressos avançada.

A expressão abaixo retrata bem a polêmica em torno do tema.

“SE LIBERAR O SHOW DO SAFADÃO, POR QUE NÃO LIBERAR O CARNAVAL EM ALTER DO CHÃO”