sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

DENUNCIA DO VEREADOR BIGA KALAHARE FAZ SEMMA FISCALIZAR IGARAPÉS E RIOS NO ENTORNO DA COMUNIDADE DE PEREMA

 


Durante a manhã desta quinta-feira (17), uma equipe da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretária de Meio Ambiente (Semas), através do Conselho Municipal de Meio Ambiente, realizou uma visita técnica ao aterro sanitário da comunidade do Perema. 

A fiscalização resultou, através de um Requerimento do vereador BIGA KALAHARE e pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal.

A equipe também foi composta por membros da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em conjunto com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb), através do gestor do aterro.

“Durante essa última semana, chegaram denúncias aos órgãos públicos de que possivelmente, devido às intensas chuvas recentes, poderia estar havendo uma contaminação dos igarapés e rios das comunidades próximas ao Perema por conta da possível queda da barragem que separa a água contaminada do aterro com a água que as comunidades usam no seu dia-a-dia. Por conta disso viemos aqui averiguar se a informação procede e quais ações devemos tomar caso se confirme a denúncia.”, explicou Victor Matheus, Engenheiro Ambiental e Sanitário da Semma.

Paralelamente à visita do Conselho, uma equipe de Perícia Criminal do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves também se apresentou ao local para realizar sua investigação com uso de drones para imagem aérea detalhada da barragem.

Segundo Flávio Nascimento, gestor do aterro do Perema e agente da Semurb, a barragem que separa as águas contaminadas das que são usadas pelas comunidades de fato sofreu avarias devido a assoreamento causado por chuva, no entanto não houve contaminação ou contato entre as águas separadas pela barragem. “No dia 7 desse mês, nós detectamos que a barragem tinha sofrido erosão devido às chuvas fortes e por conta disso, nós realizamos o trabalho de contenção no mesmo dia do ocorrido para evitar danos às comunidades. Nós não só recolocamos as contenções como as reforçamos para garantir que nada vazasse para os igarapés. Hoje pudemos constatar que essas medidas foram eficazes já que não foram encontrados nenhum sinal de vazamento ou de contaminação.”, detalhou o Chefe de Divisão de Saneamento do Município.

 informações PMS

Divulgação - Blog do Colares