segunda-feira, 21 de março de 2022

Dia Internacional das Florestas é festejado pelo setor florestal do Oeste do Pará

A data é comemorada hoje, 21 de março
Foto: Divulgação

Usando as redes sociais, a Associação das Indústrias Madeireiras de Santarém (Asimas), postou uma homenagem ao Dia Internacional das Florestas, 21 de março. Uma data que foi instituída para que todos tenham consciência sobre a importância das florestas para a vida, para as pessoas, para a economia, para a cultura, para a cidadania, para o planeta.

“Das florestas vem o sustento, em todos os sentidos. Para nós, as florestas geram nosso trabalho, renovam nossas esperanças, nos dão lição de vida e de força. Por isso, primamos tanto por respeitá-las. E combatemos todo dia quem usa as florestas sem consciência e respeito”, destacou o vice-presidente da Asimas, Aldir Schmitt.

De acordo com o Serviço Florestal Brasileiro os números sobre as florestas são grandiosos, assim como a importância delas nos diversos aspectos: ambientais, culturais, sociais e econômicos. O Brasil possui a segunda maior área de florestas do mundo, com cerca de 60% do território nacional, ou seja, 500 milhões de hectares cobertos por floresta. Desse total, 255 milhões de hectares são destinados a unidades de conservação públicas municipais, estaduais e federais.

Ao longo das últimas décadas a economia florestal se consolidou como um relevante segmento econômico internacional e fundamental para o desenvolvimento sustentável. No Brasil, o desenvolvimento econômico baseado em florestas contribui com R$73 bilhões em geração de renda e com cerca de 3,4 milhões de empregos diretos e indiretos.

Ascom Asimas/BLOGDOCOLARES