segunda-feira, 7 de março de 2022

Prefeitura inicia programação em homenagem ao mês da mulher

Autor: Agência Santarém
Categoria: Assistência Social

Ações de educação, saúde e lazer serão realizadas

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher - Maria do Pará iniciou na sexta-feira (04), uma programação alusiva ao mês da mulher.

Com o tema "Mulher, símbolo de força e determinação, por isso merece amor e valorização", a programação contou com atividades de orientações a respeito das diversas formas de violência e também com a apresentação da banda do Terceiro Batalhão de Polícia Militar.

A programação contou com parceria da Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres, Conselho Municipal da Condição Feminina,  Vara da Violência Doméstica, Delegacia da Mulher (Deam), Polícia Militar (PM), Comissão da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil/Subseção Santarém e Abrigo Estadual para as Mulheres - Seaster.

“Atingimos o nosso objetivo com essa abertura, pois o nosso público eram as pessoas que vem fazer suas refeições aqui no Restaurante Popular. E temos certeza de que homens e mulheres que acompanharam o evento serão multiplicadores da mensagem de valorização das mulheres”, avaliou a coordenadora do Centro Maria do Pará, Poliana Braga.

Secretária Celsa Brito, titular da Semtras 

“Esse é o início de uma programação que traz a importância da valorização de nós mulheres que cada vez mais avançamos conquistando novos espaços, estamos também avançando dando um basta nas violências vivenciadas. Agradecemos as parcerias de toda a rede de proteção e prevenção à violência contra a mulher. E que as mulheres saibam que não estão sozinhas”, observou, Celsa Brito, secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.

O Comandante do Policiamento Regional (CPR1), Coronel Ademar Maués também esteve presente na abertura. Ele destacou a importância da parceria no enfrentamento a violência contra a mulher. “A Polícia Militar lida com a questão da violência no dia-a-dia, somos parceiros do Maria do Pará, da Prefeitura, da Semtras, e afirmamos para as mulheres que podem contar com a Polícia Militar se precisarem, a gente parabeniza a todas pelo seu mês.”

Delegada Andreza Souza

“Tomar conhecimento dos direitos é o primeiro passo para a gente conseguir um efetivo combate a violência doméstica. E o trabalho da rede é fundamental”, salientou Andreza Souza,  delegada da Mulher.

“É muito importante essa valorização, esse empoderamento das mulheres, é muito importante para dar força para aquelas que mais precisam, muitas delas sofrem caladas e não têm coragem de se expor e ficam aguentando a violência. Hoje em dia isso não cabe mais, hoje tem que dizer basta da violência contra a mulher”, avaliou Jaqueline Mendes presidente da comissão da Mulher da OAB/ Subseção Santarém.

Confira a Programação:

 07/03

Ação: Lute por uma mulher

Hora: 8h

Local: Hall de entrada da Semed

Organização e Parceria: Centro Maria do Pará e diretores de escolas municipais.

08/03

Ação: Palestra sobre direitos das Mulheres.

Hora: 9h

Local: Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais a

Organização e Parceria: Centro Maria do Pará

Ação: Dia D, Ação valoriza mulher

Hora: 13h

Local: Auditório do Restaurante Popular.

Organização/Parceria: Semtras e Profissionaliza

09/03

Ação: Oficina de capacitação (Ponteira de Caneta em flores de EVA)

Hora: 13h

Local: Auditório do Restaurante Popular

Organização/Parceria: Centro Maria do Pará

11/03

Ação: Seminário sobre os direitos da Mulher

Hora: 13h

Local: Auditório do Restaurante Popular.

Organização/Parceria: Centro Maria do Pará, Deam, OAB e Rotary Club.

 15/03

Ação: Palestra sobre prevenção à violência doméstica na Associação de pessoas com deficiência visual.

Hora: 9h

Local: Adevibam

Organização/Parceria: Centro Maria do Pará e Adevibam

16/03

Ação: Ação de Saúde com atendimento médico, enfermagem, nutricionista e orientação sobre higiene bucal.

Hora: 8h

Local: Auditório do Restaurante Popular.

Organização/Parceria:  Centro Maria do Pará, Semsa e UEPA.

23/03

Ação: Piquenique social com danças regionais.

Hora: 16h

Local: Parque da Cidade

Organização/Parceria: Centro Maria do Pará.

Ascom/semtras

Divulgação - BLOG DO COLARES