quinta-feira, 28 de abril de 2022

Projeto de Lei de Carlos Silva exige intérpretes de Libras em locais de atendimento ao público

 

Pela proposta, que vai entrar em tramitação, o profissional irá auxiliar para que deficientes auditivos sejam atendidos em hospitais, bancos, supermercados e outros espaços de serviço direto ao usuário.

O vereador Carlos Silva (PSC) usou a tribuna na sessão desta segunda-feira (25) para falar do Projeto de Lei de sua autoria, que dispões da obrigatoriedade da presença de um profissional tradutor, ou pessoas capacitadas em Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS), para atendimento às pessoas surdas ou deficientes auditivos em diversos serviços públicos e privados. Entre os locais propostos para a presença dos profissionais estão agências bancárias, pronto socorro, instituições públicas, hospitais, supermercados e afins no município de Santarém.

O PL já foi protocolado na Câmara Municipal e segue para tramitação entre as comissões afim de ser aprovado para votação no plenário. Carlos Silva enfatizou a falta que esses profissionais fazem nesses lugares, pois a LIBRAS é uma modalidade gestual – visual, ferramenta utilizada na comunicação com pessoas surdas que necessitam de atendimento público.

Posteriormente o parlamentar destacou a moção de aplausos direcionada às intérpretes Cintia Malcher e Simone Valente pelo Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, em 24 de abril. As tradutoras prestam serviços na Casa de Leis de Santarém e estão presentes em Sessões Ordinárias, Especiais e dentre outras, fazendo acontecer de fato a inclusão de todos que querem acompanhar os trabalhos da Câmara de Santarém.

Em outro assunto, Silva apresentou uma indicação à empresa de telefonia móvel Claro pedindo a implantação de uma antena para celular na Vila de Boim, comunidade da região do Rio Tapajós. De acordo com o parlamentar que esteve no lugar há duas semanas, esse foi um dos pedidos feitos pelos moradores daquela região, pois a comunicação telefônica é de difícil acesso e principalmente quando chove.

Por Heloisa Pinheiro – Assessora de Imprensa do vereador Carlos Silva.

Divulgação - BLOG DO COLARES