sexta-feira, 29 de abril de 2022

Santarém decreta situação de emergência nas áreas afetadas por inundação

 

Na quarta-feira (27/4), o Prefeito Nélio Aguiar decretou situação de emergência nas áreas do município afetadas por inundação. A medida considerou as ocorrências de fortes precipitações hídricas provocadas pela ação das fortes chuvas que estão afetando diretamente o território do município com registros de desastres naturais, danos humanos e prejuízos materiais relacionados ao período chuvoso.

O centro comercial de Santarém encontra-se parcialmente inundado, desta forma, temporariamente prejudicado. Em vista disso, já estão sendo construídas passarelas nos cruzamentos das vias para auxiliar o trânsito de pedestres e o fluxo das atividades comerciais.

O decreto informa que em decorrência de tais eventos climáticos contabilizou-se que na área de várzea, Distrito de Alter do Chão e Comunidade de Ponta de pedras várias comunidades ribeirinhas foram atingidas, sendo aproximadamente 3.624 famílias diretamente afetadas, perfazendo o equivalente a 18.120 pessoas afetadas, sendo que 21% do total de famílias encontram-se desalojadas, e outras famílias com assoalhos de residência próximos ao nível do rio. Há ainda, prejuízos de ordem econômica e material ocasionando a escassez de alimento, água potável e a inviabilidade do cultivo de hortaliças e animais domésticos para subsistência.

Além disso, o Governo do Estado do Pará, em janeiro de 2022, decretou situação de emergência em função de chuvas intensas, nas regiões de integração em alguns municípios, dentre eles Santarém. A decisão também se baseou em Parecer Técnico da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, a qual recomenda a decretação no município, demonstrando a ocorrência do desastre e favorável à declaração de situação de emergência.

Fonte - Impacto

Divulgação - Blog do Colares