sexta-feira, 20 de maio de 2022

Santarém tem projetos premiados no prêmio Sebrae

 

Da redação

Com os projetos “Agricultura Familiar, Oportunidade de Geração de Negócios” e “Transferência Tecnológica de Mudas Micropropagadas de Mandioca/Macaxeira”, a Prefeitura de Santarém recebeu duas premiações na XI Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2022, que ocorreu na noite de quarta-feira(18), em Belém. As premiações ocorreram nas categorias Destaque do Baixo Amazonas e Inovação e Sustentabilidade.

O prefeito Nélio Aguiar, acompanhado de uma equipe de governo formada pelos secretários municipais, Núbia Oliveira (Planejamento), Maria José Maia (Educação) e Bruno Costa (Agricultura), recebeu pessoalmente as premiações. Santarém foi a única cidade a vencer em duas categorias nesta edição.

“Acabamos de receber mais dois prêmios para Santarém, na XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor nas categorias Destaque Região Baixo Amazonas e Inovação e Sustentabilidade. É uma conquista de toda equipe do governo e para toda a população santarena. Nosso governo trabalha integradamente para desenvolver caminhos que beneficiem a vida do cidadão e gerem desenvolvimento para o nosso município. Essa premiação representa o reconhecimento do trabalho de dezenas de profissionais. É gratificante e nos dá orgulho de avançar mais e mais em prol do desenvolvimento do povo de nossa Pérola do Tapajós. Todos estão de parabéns”, comemorou o prefeito Nélio Aguiar.

O projeto “Agricultura Familiar, Oportunidade de Geração de Negócios” fomenta o fornecimento de alimentos da agricultura familiar para a merenda escolar, incluindo agricultores em programas federais, promovendo a segurança alimentar e dinamizando a economia local, com geração de emprego e renda.

“As ações promovem o desenvolvimento local com aumento de renda e fixação do homem no campo. O alimento vai diretamente do campo à escola, diminuindo despesas e desperdício de alimentos”, explica o gestor municipal.

O projeto “Transferência Tecnológica de Mudas Micropropagadas de Mandioca/Macaxeira” promove a inovação e a sustentabilidade da cultura da mandioca, por resultados importantes. Entre os principais: a pesquisa com identificação das variedades resistentes à fusariose; a identificação e caracterização dos patógenos; transferência de mudas micropropagadas ao campo; transferência de relação aos tratos culturais para os produtores; melhoria e incremento do material de propagação e aumento da produtividade com maior geração de renda e agregação de valor aos produtos e derivados da mandioca/macaxeira, proporcionando desta forma o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva.

“Implementamos políticas públicas que alavancam o desenvolvimento econômico da região, como no caso da cadeia produtiva da mandioca. O nosso sentimento é de gratidão pela união de vários parceiros, tanto da pesquisa, extensão, gestão e privado que uniram forças para idealizar o projeto. Estamos muito felizes com mais essa conquista para Santarém”, disse o prefeito Nélio Aguiar.

O projeto tem a integração das secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia (Semdec) e de Agricultura e Pesca (Semap), e é desenvolvido junto com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Emater, Embrapa e Sebrae, Sedap, além da empresa privada Cargill.

Prêmio

O prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor premia gestores que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública.

MUTIRÃO DE ATENDIMENTOS NA SEMANA DO MEI

O Micro Empreendedor Individual (MEI), é uma forma inovadora e desburocratizante de legalização de pequenos negócios e serviços, mas pela falta de conhecimento sobre direitos e deveres, milhões de trabalhadores ainda vivem na informalidade.

Pensando nessa população e no apoio a quem já aderiu à regulamentação, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), realiza durante todo o mês de maio atendimentos voltados para a Semana do MEI.

A programação é uma  parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Vox Contábil e Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PA), tem o objetivo de desburocratizar os serviços realizados durante o ano inteiro.

Durante toda semana, de 08 às 14h, na Central de Atendimento ao Contribuinte (CAC), localizada na Av. Sérgio Henn, em frente à Prefeitura Municipal, acontece um mutirão de atendimento para os Serviços de Atendimento a MEI.

Até sexta-feira ( 20), os microempreendedores não precisarão realizar agendamento prévio para buscar serviços de abertura de MEI, acesso a boletos, isenções de taxas, dispensas de licenciamentos, regularização, dúvidas e consultoria de negócios, suporte aos microempreendedores que precisem de ajuda para realizar a sua Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN – SIMEI), também conhecida como Declaração Anual de Faturamento, entre os serviços oferecidos.

“A Sefin está sempre à disposição das pessoas que precisam abrir seu negócio e se regularizar. Nosso objetivo maior aqui é simplificar a vida do empreendedor, oferecendo em um único espaço, todos os serviços necessários, desburocratizando a vida daqueles que geram renda ao município.”, disse Vilberto Sá da Silva, Chefe da Divisão de Atendimento ao Contribuinte e Coordenador da Sala do Empreendedor.

Até o momento, o município possui mais de 15 mil microempreendedores cadastrados, sendo 48% mulheres e 52% homens, a maioria vinculados ao serviço varejista de mercadorias, vestuário e alimentação. Estes, também poderão participar da programação ofertada pelo Sebrae, que contará com diversas atividades para quem busca turbinar seus negócios. Durante a semana, os especialistas discutiram conteúdos e tirar dúvidas sobre os cinco temas centrais da iniciativa: inspiração, inovação, planejamento, finanças e marketing.

“Nós fizemos essa semana dedicada a eles, com uma série de atividades que eles vão poder usufruir. O objetivo é auxiliar desde aqueles que querem montar seu próprio negocio e quem saber como se formalizar, qual a documentação necessária, quais impostos vai pagar, quanto aquelas que já são MEI e que estão com impostos atrasados, estão com declaração de imposto de renda por fazer, que têm dúvidas de como gerar seu boleto e nos procuram para regularizar as pendências.”, destacou Randolfo Vieira, Analista do Sebrae.

O Impacto