quinta-feira, 9 de junho de 2022

Prefeitura de Santarém reinaugura Abaré II

POR CAMARADESANTAREM 

O vereador Erasmo Maia (União Brasil), usou a tribuna da Câmara Municipal de Santarém, nesta quarta-feira (08), para falar da criação da Frente Parlamentar Pró-Estado do Tapajós no município de Novo Progresso e da reinauguração da Unidade Básica de Saúde Fluvial Abaré II.

O líder do governo comemorou a reinauguração da Unidade Básica de Saúde Fluvial Abaré II, que foi realizada na terça-feira (07). Depois da reforma estrutural a unidade seguiu viagem para a região do Rio Arapiuns. Agora, segundo ele, o município de Santarém tem três UBSF’s em atuação: o Abaré I, o Abaré II e o Ailton Barros.

Erasmo ressaltou que, por meio dessa modalidade de atendimento, Santarém foi motivo de estudo e modelo de referência do Seminário “Modelo de Saúde Ribeirinha/Unidades Fluviais de Saúde: Impactos e Desafios” realizado também na terça-feira (07), no auditório do Centro de Informação Ambiental (Ciam). O evento debateu a importância, os avanços e desafios para a consolidação da política pública de Saúde da Família Fluvial. Órgãos municipais, estaduais e nacionais estiveram presentes.
O encontro foi realizado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) juntamente com o Projeto Saúde e Alegria (PSA), representantes do Ministério da Saúde, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), do Governo do Pará, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Takeda, Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Fiocruz, municípios da região e outros.
Emancipação – Sobre a criação da Frente Parlamentar Pró- Estado do Tapajós em Novo Progresso, Erasmo Maia disse ter ido ao município na região da Santarém-Cuiabá (BR-163) acompanhado dos vereadores Elielton Lira (Avante) e Angelo Tapajós (Republicanos) e do Presidente do Instituto Cidadão Pró-Estado do Tapajós (ICPET). A comitiva reuniu com vereadores e empresários para a definição de estratégias que possibilitem a emancipação regional, por meio de uma Frente que deve envolver vários segmentos da sociedade.
Para isso, o líder do governo convidou os demais vereadores a integrarem a Frente e a acompanharem as discussões. “Por meio da Frente Parlamentar vamos também integrar regiões e ter maior acesso a representantes no Senado e na Câmara Federal”, finalizou.

divulgação - blogdocolares