quarta-feira, 1 de junho de 2022

PRESIDENTE NACIONAL DO AVANTE QUER PRÉ-CANDIDATO AO SENADO FEDERAL PELAS REGIÕES OESTE, SUL E SUDESTE DO PARÁ

VEREADOR ELIELTON LIRA - Nome forte dentro do Avante a uma vaga nas proximas eleições pela região oeste do Pará

Depois de analisar o atual cenário político do Pará, a menos de seis meses para as eleições de outubro deste ano, o presidente nacional do Avante, Luís Tibé, quer que um pré-candidato ao Senado Federal, representando as regiões Oeste, Sul e Sudeste do Pará, atualmente sem nenhum nome lançado para ocupar uma das cadeiras do Congresso Nacional.  

Tibé observou que no Pará, existem cerca de sete pré-candidatos ao Senado, porém, todos com residência fixa na Região Metropolitana de Belém (RMB), que hoje conta com aproximadamente 2 milhões de eleitores. 

Dentro deste contexto, Tibé argumenta que as regiões do Tapajós e Carajás, juntas, onde também vive aproximadamente 1,5 milhão de eleitores, tem a necessidade de um representante no Congresso. 

Por isso, ele sugere que o Oeste, Sul e Sudeste do Pará lance um nome para o Senado, representando essas regiões, hoje, desassistidas de pelo menos um Senador da República.  

Nossa reportagem apurou quais eram os nomes mais cotados para  esse contexto, e o nome mais falado é do jovem vereador de Santarém, Elielton Lira, que é o atual presidente do Avante na região Oeste e, também, vice-presidente do Partido no estado do Pará.

O ESTADO  

Pará é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado na Região Norte, sendo o segundo maior Estado do País em extensão territorial, com uma área de 1.245.870,798 km², constituindo-se na décima-terceira maior subdivisão mundial. 

É dividido em 144 municípios, que possuem área média de 8.651,881 km². O maior deles é Altamira com 159.533 km², o quinto município mais extenso do mundo e o maior município do Brasil; o menor é Marituba, com 103 km². Sua capital é o município de Belém. 

Com 8,7 milhões de habitantes, é o Estado mais populoso da Região Norte e o nono mais populoso do Brasil. Dois de seus municípios possuem população acima de 500 mil habitantes e um acima de 300 mil habitantes: Belém, a capital é sua maior cidade com 1,4 milhão de habitantes, seguida de Ananindeua, com 525,5 mil habitantes e Santarém com mais de 300 mil habitantes.  

ELEITORES 

Dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) apontam que Belém é o município com o maior número de eleitores, com 1,043 milhão destes. Em seguida aparecem Ananindeua, com 291,2 mil eleitores, Santarém (209,4 mil eleitores), Marabá (159 mil eleitores) e Parauapebas, Castanhal e Abaetetuba, com 149,5 mil, 121,2 mil e 104,6 mil eleitores, respectivamente. O município com menor número de eleitores é Bannach, com 3,1 mil.

Assessoria do vereador

Divulgação - BLOG DOCOLARES