quarta-feira, 29 de junho de 2022

VEREADOR AGUINALDO PROMISSÓRIA (UB) APLAUDE O HOSPITAL REGIONAL DO BAIXO AMAZONAS...


O  vereador AGUINALDO PROMISSÓRIA ( UNIÃO BRASIL) através de seu gabinete parlamentar manifestou elevadas MENÇÃO DE LOUVOR E APLAUSOS ao Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), unidade de saúde pública do Governo do Pará, pela realização da cirurgia inédita do primeiro transplante renal preemptivo da região Oeste e do estado do Pará.

O procedimento é realizado com doador vivo e antes do paciente renal crônico precisar ir para máquina de hemodiálise – tratamento para  filtragem do sangue -, realizado em média três vezes por semana, durante quatro horas.

No último dia 14 de junho, Gledsan Maria Caldeira da Trindade, de 42 anos, recebeu o rim do irmão Aglenilson Caldeira da Trindade, 36 anos, após exames que constataram a compatibilidade entre eles. Ela já realizava acompanhamento nefrológico na unidade desde 2016.

O médico nefrologista Henrique Moreira Rebello, que integra a equipe de transplante renal do HRBA, explica que o acompanhamento prévio ambulatorial, durante seis anos de tratamento, foi essencial para a efetivação do transplante preemptivo na paciente.

“É uma paciente que tinha uma doença renal progressiva e deu tempo de realizarmos todos os exames com antecedência para o transplante ser feito antes mesmo da hemodiálise”, destaca o nefrologista.

De acordo com especialistas, o transplante preemptivo é uma modalidade diferente, já que é realizado antes do paciente ter contato com os outros dois tratamentos. No entanto, necessita da disponibilidade de um doador vivo compatível, que, geralmente é encontrado com mais facilidade entre membros da família, sem interferência na fila nacional de transplantes.

Blog do Colares