segunda-feira, 11 de julho de 2022

I Feira Gastronômica de Santarém reúne culinária, turismo e artesanato

 

I Feira Gastronômica de Santarém reúne culinária, turismo e artesanato


Culinária, turismo e artesanato estão reunidos na I Feira Gastronômica de Santarém que iniciou ontem, 8, e segue até o dia 10, na Praça Barão de Santarém, das 17h às 23h. Mais de 50 expositores e 18 estandes podem ser conferidos no local. A Feira está sendo realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) em parceria com a Amaya Eventos.

O evento busca fomentar o artesanato e a gastronomia local, uma vez que o município possui grandes riquezas e diversidades nesse segmento, que assim como outros setores, também foi impactado com a pandemia da covid-19.

Para o chefe de cozinha renomado internacionalmente, Zena do Carmo, a feira está impulsionando o segmento gastronômico. “Este evento é excelente para que mais pessoas conheçam o nosso trabalho, pois nós temos um leque de bons profissionais. Que mais eventos como esse sejam realizados para divulgar a nossa culinária aos turistas.”

O gestor da pasta do Turismo, Alaércio Cardoso, explicou que a feira foi planejada para conectar gastronomia, turismo e cultura. “Alinhamos esses três entes para mostrar aos turistas nossa culinária singular e nossa cultura com o artesanato e nossas músicas típicas. Está sendo uma experiência maravilhosa e já estamos elaborando a segunda edição.”

O empresário da Amaya Eventos, Carlos Magno, conta que o objetivo do evento está baseado em dados econômicos do Brasil, onde o que mais cresce é o serviço  e dentro do serviço quem se destaca é o turismo. “Aqui nós somos abençoados pela natureza, nós temos como chamar os turistas oferecendo um serviço de qualidade ao turista que visita Santarém, principalmente na área gastronômica onde temos chefes reconhecidos até internacionalmente.”

Maísa Gomes visitou a feira e encantou-se com a parte artística, gastronômica e cultural. “A Feira mostra a nossa identidade e com certeza é um atrativo para os turistas que passeiam pela nossa cidade, a música chama a atenção juntamente com a exposição principalmente do artesanato local, com peças lindas.”

O proprietário do restaurante Du Cheff, Neilson, é um dos expositores e comentou sobre a culinária apresentada. “Hoje, estamos com uma culinária típica feita com peixe. A Feira valoriza a cultura e a gastronomia tapajônica. Um evento como esse é muito importante para a valorização da nossa cultura e vejo de forma muito positiva chamará os turistas oferecendo uma culinária regional e de sabores únicos.” (Com informações da PMS)

O Impacto