segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Equatorial Pará é patrocinadora oficial da Festa do Çairé e do Festival dos Botos em Alter do Chão

 


No período de 15 a 19 de setembro, as apresentações da cultura santarena devem atrair milhares de pessoas para o distrito de Alter do Chão

A Equatorial Energia Pará, mais uma vez será a patrocinadora oficial do Çairé 2022 – Cultura Nativa de Alter, e do Festival dos Botos que atrai milhares de turistas para Alter do Chão, um dos principais pontos turísticos do município de Santarém, localizado na região oeste paraense. A assinatura do Termo de Compromisso acontece nesta segunda-feira, 29, na Associação Comercial e Empresarial de Santarém, por ocasião da Mostra de Projetos Culturais, denominado Mercado de Fomento à Economia e Cultura.

Serão destinados R$ 350 mil para serem investidos na programação do Çairé e mais R$ 170 mil específico para o Festival dos Botos, ambos, via benefício fiscal do Programa Estadual de Incentivo à Cultura – Semear. O investimento reforça o comprometimento da distribuidora de energia com a cultura no Pará e contribui para a elevação da cultura Borari e do espetáculo dos botos Tucuxi e Cor-de-Rosa, que há 23 anos é apresentado no Çairé. Este ano, ao contrário dos eventos anteriores, o festival dos botos, será durante duas noites: o boto Cor-de-Rosa se apresentará no dia 16, sexta-feira, e o boto Tucuxi no dia 17, sábado.

Para o superintendente da Equatorial Pará, Brunno Margato, a empresa tem se destacado como visionária, tanto no âmbito social, quando na área da cultura. “Estamos todos os dias nas casas, nos comércios, nos mais diversos cantos do Estado, oferecendo energia de qualidade, com segurança, garantindo comodidade a milhares de famílias, somos também a empresa que coloca suas energias e sua luz em nossa cultura, e o Çairé é apenas um exemplo dos grandes incentivos que fazemos ao longo do ano, visando promover o setor cultura e envolver cada vez mais a população na riqueza cultural da região, ao mesmo tempo que divulga as nossas raízes, atraindo, consequentemente, turistas de várias partes do mundo que chegam para fomentar diversos segmentos da economia”, reforça.

A assinatura do Termo de Compromisso será feita pela superintendência regional da Equatorial Pará, executivo municipal e os representantes dos botos Tucuxi e Cor-de-Rosa.

Temas dos Botos – O Cor-de-Rosa vai apresentar o enredo intitulado “Macucauá: Celebrar a Vida” e o Tucuxi o tema “Amor que faz a Tradição”

Sobre o Çairé – é a mais antiga manifestação da cultura popular da Amazônia. A festa acontece há mais de 300 anos. Sua origem remonta às missões evangelizadoras dos padres Jesuítas com os índios da Amazônia. Até meados do século passado, o Çairé tinha significado puramente religioso. Hoje, a comemoração une o sagrado e o profano.

Assunto: Assinatura do Termo de Compromisso da Festa do Çairé e Festival dos Botos/2022.

Local: Associação Comercial e Empresarial de Santarém, localizada na rua Siqueira Campos, Centro.

Data: 29 de agosto – Segunda-feira.

Hora: 18h