sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Universidades federais no Pará recebem curso gratuito sobre impactos e desenvolvimento na Amazônia

 


Estão abertas, até sábado (20), as inscrições para o curso itinerante “Amazônia no Antropoceno: reportando o presente e discutindo o futuro da floresta”, organizado pelo Pulitzer Center, em parcerias com as universidades federais do Pará (UFPA), do oeste do Pará (Ufopa), do Acre (Ufac) e do Amazonas (Ufam).

A atividade tem objetivo de discutir a Amazônia, os impactos ambientais, sociais e climáticos que afetam a região e o histórico de desenvolvimento, percorrendo cinco cidades da Amazônia Legal.

Serão cinco módulos híbridos (presencial-virtual). O curso é gratuito e estudantes de graduação e pós-graduação da região podem participar.

“O antropoceno é como alguns pensadores chamam a atual era, onde a ação dos seres humanos é preponderante para determinação do futuro da terra. Na Amazônia não é diferente. Nós estamos modificando a Amazônia de tal modo que ela pode deixar de existir. A partir dessas reflexões nós pensamos neste curso em parceria com algumas das principais universidades da Amazônia para a gente pensar junto com os estudantes universitários sobre todos esse problemas ambientais e quais são as ferramentas que temos para lidar com eles, propor caminhos em conjunto”, afirma a coordenadora da iniciativa pelo Pulitzer Center, Dra. Maria Rosa Darrigo.

O curso foi organizado em dois eixos de formação:

No primeiro eixo, serão realizadas mesas de debate distribuídas em 5 módulos de formato híbrido (presencial-virtual), com o 1° módulo em Belém (PA) nos dias 30 e 31 de agosto, e os demais distribuídos por mais quatro cidades amazônicas: Santarém (PA), em 21 e 22 de setembro; Altamira (PA), em 17 e 18 de outubro; Rio Branco, em 7 e 8 de novembro, e Manaus, em 29 e 30 de novembro.

No segundo eixo, uma oficina de narrativa jornalística será ministrada presencialmente em cada cidade, realizada sob a coordenação de jornalista colaborador do Pulitzer Center, que terá acompanhado a primeira parte do curso, e dará o direcionamento da oficina de dois dias com a finalidade de entender e aprimorar técnicas de narrativa criativa.

Além disso, serão disponibilizadas duas bolsas aos estudantes (ou coletivos de estudantes) para que eles realizem trabalho narrativo de qualquer natureza, tais como podcasts, artigos, audiovisuais e outras intervenções comunicacionais sobre os temas de discussão dos módulos.

A formação “Amazônia no Antropoceno” possui carga horária total de 70 horas e oferecerá certificados aos estudantes que participarem de pelo menos 3 módulos.

Caso o/a estudante participe apenas de um módulo receberá certificado relativo apenas ao módulo assistido. No entanto, recomenda-se que o/a estudante assista a todos os módulos.

Sobre o Pulitzer Center

Fundado em 2006, o Pulitzer Center busca o fortalecimento do jornalismo e de sua força como transformador da realidade ao redor do mundo. Por meio do patrocínio de iniciativas jornalísticas e educacionais, parcerias com entidades e instituições públicas e pela divulgação do conhecimento produzido em diferentes locais do planeta, o curso “Amazônia no Antropoceno” é o resultado desta missão e convida universitários de graduação e pós-graduação da Amazônia à participação.

Serviço
Curso itinerante “Amazônia no Antropoceno: reportando o presente e discutindo o futuro da floresta”
Inscrições até o dia 20/08 no link
Veja mais informações sobre o curso ou pelo e-mail amazonianoatropoceno@gmail.com

Fonte: G1 Pará

BLOGDOCOLARES