quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Escolas municipais de Santarém crescem 2 pontos percentuais no IDEB

 

Mais uma boa notícia para o município de Santarém relacionada à educação. Conforme divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021 Santarém cresceu dois pontos percentuais nos anos iniciais (1º ao 5º ano). Em 2019, ano do último do Ideb, o município alcançou 5,2. Agora, em 2021 a nota subiu para 5,4, um crescimento de dois (2) pontos percentuais em comparação à 2019. A mesma pontuação se dá nos anos finais (6º ao 9º ano) onde o município também cresceu dois pontos percentuais com 4,6 em 2019 e subindo para 4,8 em 2021.

Os resultados do Ideb 2021 para escola, município, unidade da federação, região e Brasil são calculados a partir do desempenho obtido pelos alunos que participaram do Saeb 2021 e das taxas de aprovação, calculadas com base nas informações prestadas ao Censo Escolar 2021.

A assessora de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed) Jéssica Ninas avalia o desempenho das escolas municipais. Segundo ela, as escolas públicas de Santarém, assim como em todo território brasileiro e até mesmo mundial, sofreram graves consequências provenientes da pandemia do novo Coronavírus.

“Nesse cenário catastrófico onde a escola precisou adaptar-se a uma nova realidade e que a conexão com a internet foi o meio mais viável para o ensino, para nós foi mais um ponto limitante. Como fazer educação nos lugares mais longínquos sem poder ter contato um com o outro e nem sequer energia elétrica, quanto mais internet para ministrar aulas on-line? Diante das dificuldades os profissionais da educação não se acovardaram e lutaram com as armar que tinham, a esperança e a capacidade de se reinventar. Mesmo sem poder ir à escola, a escola chegou até elas por meio das atividades compiladas feitas pelos professores e enviadas e recebidas a cada 15 dias”, disse Jéssica.

Ainda segundo Jéssica, passo a passo o ensino foi mantido, se não da forma ideal, mas da forma como era possível e hoje com as escolas estão funcionando cem por cento presencialmente e pouco a pouco voltando a realidade.

“O resultado do crescimento do Ideb é motivo de orgulho para nós pois, mesmo com todos os desafios da pandemia, o IDEB de Santarém cresceu dois pontos percentuais nos anos iniciais (1º ao 5º ano) e outros dois nos anos finais (6º ao 9º)”, acrescentou.

Confira:

ESCOLAS COM MELHORES NOTAS ANOS INICIAIS DE 1º AO 5º ANO

ZONA URBANA

1º COLOCADO – E M E F CEL MARIO FERNANDES IMBIRIBA – 6,5

2º COLOCADO – E M E F FREI MIGUEL KELLETT – 6,1

3º COLOCADO – EMEF SERGIO LUIZ HENN – 6,0

E M E I E F PROFª ECILA NOBRE DOS SANTOS – 6,0

E M E F DELFINA DE JESUS AMORIM – 6,0

E M E I F FLUMINENSE – 6,0

PLANALTO

1º COLOCADO – E M E F FRANCISCO PEREIRA CHAVES – BOA ESPERANÇA – 5,3

E M E I E F S JOSE – BR 163 – 5,3

E M E F STO ANTONIO – JACAMIN – 5,3

2º COLOCADO – E M E F JOAO XXIII – CIPOAL – 5,2

E M E F S JORGE – 5,2

E M E F SANTA CRUZ – 5,2

3º COLOCADO E M E F ANTONIO PEREIRA DA SILVA – 5,1

RIOS

1º COLOCADO – E M E F SANTANA – ARAPIXUNA – 8,2

2º COLOCADO – E M E F FREI GILBERTO WOOD – LAGO GRANDE – 5,3

3º COLOCADO – E M E F SANTO INACIO DE LOYOLA – TAPAJÓS – 5,2

Confira as escolas com as melhores notas, do 6º ao 9º ano, por região:

ESCOLAS COM MELHORES NOTAS ANOS FINAIS DE 6º AO 9º ANO

ZONA URBANA

1º COLOCADO – E M E I F FLUMINENSE – 5,6

2º COLOCADO – E M E I E F PAULO RODRIGUES DOS SANTOS – 5,1

E M E F FREI MIGUEL KELLETT – 5,1

3º COLOCADO – E M E F BRIGADEIRO EDUARDO GOMES – 5,0

 E M E F MARIA DE LOURDES ALMEIDA – 5,0

PLANALTO

1º COLOCADO – E M E F S JORGE – 5,4

2º COLOCADO – E E M E F S JOAO – TIPIZAL 5,3

E M E F FRANCISCO PEREIRA CHAVES – 5,3

3º COLOCADO E M E F PROFA ROSILDA WANGHON – 5,2

RIOS

1º COLOCADO – E M E F SANTANA – ARAPIXUNA – 5,1

2º COLOCADO – E M E F MARIA DO ROSARIO BARBOSA – 4,9

3º COLOCADO – E M E F S SEBASTIAO – ARAPIUNS – 4,7

 E M E F FREI GILBERTO WOOD – LAGO GRANDE – 4,7

Sobre o Ideb:

O Ideb é um indicador sintético que relaciona as taxas de aprovação escolar, obtidas no Censo Escolar, com as médias de desempenho em língua portuguesa e matemática dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Desta forma, apresentam melhores resultados no Ideb os sistemas que alcançam, de forma concomitante, maiores taxa de aprovação e proficiência nas avaliações.

Os resultados do Ideb 2021 para escola, município, unidade da federação, região e Brasil são calculados a partir do desempenho obtido pelos alunos que participaram do Saeb 2021 e das taxas de aprovação, calculadas com base nas informações prestadas ao Censo Escolar 2021.

O cálculo do Ideb 2021 segue a mesma metodologia proposta em 2007 e que vem sendo utilizada de forma inalterada ao longo dos anos, com o objetivo de manter a comparabilidade do indicador. Todavia, a pandemia do novo coronavírus teve grande impacto nas atividades escolares em 2020 e 2021 e esse contexto deve ser considerado para uma adequada interpretação dos resultados do Ideb 2021.

O Impacto com Agência Santarém