terça-feira, 22 de novembro de 2022

Mais de 200 mudas de árvores serão plantadas em Alter do Chão




Autor: Lucas Clemente
Categoria: Meio Ambiente

PMS

A ação é contínua e faz parte da 4ª edição do Festival de Cinema.

O distrito de Alter do Chão, em Santarém, acordou mais verde. Isso porque, mais de 200 mudas de árvores devem ser plantadas na Ilha do Amor e em outras praias da vila balneária. A iniciativa faz parte do cronograma de ações da 4ª edição do Festival de Cinema de Alter do Chão, em parceria com a Prefeitura de Santarém, por meio das secretarias de Cultura (Semc) e meio ambiente (Semma), e da ACRAA - Alter do Chão Centro de Reflorestamento e Agrofloresta Amazônia.

O projeto foi iniciado na manhã deste sábado, 19, e plantou 18 árvores da espécie Cumandá. A espécie, nativa da região úmida ribeirinha da Amazônia, foi a escolhida por ter resistência às fortes chuvas e ao período de cheia, onde o rio cobre boa parte das plantas da ilha.

Diêgo Figueiredo, responsável pelo cuidado das plantas até o plantio, destacou o motivo dessa escolha. “É uma árvore muito especial, porque ela consegue sobreviver nesse terreno de areia, bem pobre. Ela faz um processo de captação de hidrogênio e sobrevive”.

Há alguns anos, a Ilha era coberta por árvores, mas com o passar o tempo e a passagem das pessoas no local turístico, as espécies foram morrendo. Essa falta de plantas, afeta não somente o clima no local, como também o formato da ilha. “A praia está perdendo muita areia, pode ser que em algum momento não fique tão gostoso e até deixe de existir, então as árvores ajudam a segurar essa areia. É pra isso que a gente tá aqui, pra ajudar a segurar essa areia e deixar o ambiente mais fresco, mais gostoso, mais legal”, completou Diêgo.

Além de ser útil para Alter, a espécie escolhida ainda pode ajudar a reflorestar outros lugares, isso porque suas sementes - conhecidas popularmente como bolacheiras - flutuam sobre as águas e podem ser semeadas em outros solos.

“O nosso festival é um festival muito cultural, então, além de passar cinema, ele tem essa parte cultural que é muito importante, a preservação da Amazônia e das etnias indígenas. A gente fica muito feliz de estar junto com esses parceiros, com a comunidade, em estar fazendo essa ação que é importante não só pra Alter do Chão, mas pro Pará, pro Brasil e pro mundo”, destacou Locca Faria, diretor do Festival.

E para quem pensa que é fácil, não é mesmo! Esse trabalho foi iniciado há três anos, em um viveiro em Alter do Chão. Um projeto desenvolvido pela ACRAA, com os moradores de Alter do Chão, através da etnia Borari.

“Nós estamos aqui pra plantar e pra crescer, essa é nossa história. Eu, enquanto criança, minha mãe, minha vó, minha tataravó, pularam nessas águas, então a gente quer que nossos curumins e curiantãs também façam isso. Por isso, também, a escolha do cumandá, resistente como os Boraris”, enfatizou, Neca Borari, cacique.

“Estamos reflorestando agora, depois de três anos e ainda temos muito trabalho pela frente. Há muito mais a se fazer”, disse Thor Smestad, um dos fundadores da ACRAA.

Outras espécies também devem ser plantadas em outras áreas da vila, como a praia do Jucundá e Cajueiro. O objetivo é reflorestar boa parte do Caribe Brasileiro.

“A Prefeitura tem tentando fazer com que Santarém tenha mais espaços verdes, uma arborização mais pujante e junto disso hoje temos essa parceria com o Festival. Qualquer árvore plantada é uma possibilidade para as gerações futuras de um melhor ambiente e de uma melhor climatização de nossa cidade. Nossa equipe de arborização está sempre à disposição, qualquer ação como essa terá sempre o abraço da Prefeitura”, concluiu o secretário de Meio Ambiente de Santarém, João Paiva.