quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Missão Inovajuntos: em Portugal, prefeito Nélio assina Termo de Cooperação com município de Guimarães


Autor: Divulgação/Portugal
Categoria: Governo e Administração

Alailson MunizPublicado 

Troca de experiências entre cidades

Fortalecer as ações de combate à violência doméstica e proteger a mulher. Com esse objetivo, o prefeito Nélio Aguiar assinou nesta terça-feira, 22, Termo de Cooperação Técnica com o município de Guimarães, em Portugal, que vai disponibilizar o uso de uma plataforma digital desenvolvida com o apoio do município português no âmbito do projeto de inclusão socioprodutiva de mulheres vítimas de violência "Maria do Pará".
“Fizemos uma troca de experiências que originou na assinatura desse Termo de Cooperação, que une nosso trabalho desenvolvido pelo Centro Maria do Pará e o aplicativo ‘Une’ desenvolvido pelo município de Guimarães”, explicou o prefeito Nélio Aguiar.



No dia hoje, 23, o prefeito participou, ainda, da apresentação do projeto de educação ambiental "Quinta da Gruta", além de uma exposição digital na mesma temática.

"É uma troca de informações que fomenta o crescimento de todos os municípios envolvidos”, destaca o gestor santareno.

Na recepção à comitiva, Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, destacou a constante valorização do estreitamento das relações existentes entre as cidades. Domingos Bragança destacou o trabalho que tem vindo a ser feito pelo Município no âmbito da responsabilidade social e economia circular como pilares da política de sustentabilidade ambiental, áreas nas quais Guimarães se tem tornado um território de referência.

O projeto Inovajuntos tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento urbano integrado através de parcerias entre cidades brasileiras e portuguesas, bem como da inovação público-privada, segundo quatro clusters temáticos: Desenvolvimento Econômico e Inovação; Desenvolvimento Regional e Consórcios; Cidades Verdes e Mudanças Climáticas e Espaços Inclusivos de Inovação Cultural e Social.

Santarém representa a região Norte neste programa internacional de cooperação, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios Brasileiros (CNM), em parceria com o Centro de Estudos Sociais e a Associação Oficina, com o apoio da União Europeia. São 20 cidades brasileiras, 12 portuguesas e outras 8 latino-americanas, envolvidas em uma imersão em quatro áreas temáticas: Desenvolvimento Econômico e Inovação, Desenvolvimento Territorial e Consórcios, Cidades Verdes e Mudanças Climáticas e Espaços Inclusivos e Inovação Cultural e Social.