terça-feira, 22 de novembro de 2022

Prefeito Nélio conhece projetos e vai firmar parceria para fortalecer o combate à violência doméstica

 Município é o representante do Norte em programa de cooperação internacional

O prefeito Nélio Aguiar segue participando da missão técnica do projeto Inova Juntos - Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade, em Portugal. O prefeito está na cidade de Oeiras, onde participa da apresentação do conceito do projeto Oeiras Valley, na área de inovação e tecnologia e indústria 100% limpa e sustentável. Até a próxima quinta-feira (24), Nélio participa, ainda, da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica com representantes da cidade de Guimarães, em um projeto de inclusão que apoia mulheres vítimas de violência doméstica e conhecerá outros importantes projetos ligados à temática ambiental.

"Saindo de Lisboa, tivemos a oportunidade de conhecer um projeto muito interessante na área de inovação e tecnologia, desenvolvido pela cidade de Oeiras. Eles fizeram a opção de não aceitar a indústria poluente, optando em atrair empresas do mundo inteiro, com uma proposta ecológica e sustentável, a partir do desenvolvimento de ferramentas de inovação e tecnologia", informa o prefeito Nélio Aguiar.

O município de Santarém representa a região Norte neste programa internacional de cooperação, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios Brasileiros (CNM), em parceria com o Centro de Estudos Sociais e a Associação Oficina, com o apoio da União Europeia. São 20 cidades brasileiras, 12 portuguesas e outras 8 latino-americanas, envolvidas em uma imersão em quatro áreas temáticas: Desenvolvimento Econômico e Inovação, Desenvolvimento Territorial e Consórcios, Cidades Verdes e Mudanças Climáticas e Espaços Inclusivos e Inovação Cultural e Social. 

Um Termo de Cooperação Técnica será assinado entre Santarém e a cidade de Guimarães. De acordo com Nélio, trata-se de um aplicativo que contribuirá para fortalecer as políticas públicas em defesa de mulheres vítimas de violência doméstica. "É uma plataforma desenvolvida pela cidade de Guimarães que pretendemos levar para Santarém. É um projeto de inclusão socioprodutiva, que tem como público-alvo mulheres em situação de violência, atendidas pelo Maria do Pará", ressalta Nélio.

No dia 23, o prefeito participa da apresentação do projeto de educação ambiental "Quinta da Gruta", além de uma exposição digital na mesma temática. "É de extrema importância essa troca de informações e esse compartilhamento de experiências, porque nos possibilita avançar ainda mais quando pensamos em desenvolvimento sustentável, consolidar nossa agenda 2030 e atingir as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)", avalia o gestor santareno.

A viagem do prefeito para Portugal ocorre sem ônus para o município. De 24 a 26/11, Nélio Aguiar participa de agenda promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em Porto Alegre (RS). O presidente do legislativo santareno, vereador Ronan Liberal Jr. está como prefeito em exercício.

Ag.Satarém/BlogdoColares