Na segunda-feira, (05.12), na Câmara Municipal de Santarém foi eleita a nova mesa diretora para o biênio 2023-2024 da Casa Legislativa. O processo de escolha segue o trâmite definido pelo regimento interno.

Depois dos pronunciamentos dos parlamentares, o presidente Ronan Liberal Jr (MDB) suspendeu a sessão por 15 minutos para a formação das chapas. Apenas a chapa “Compromisso e T”, foi inscrita, com a seguinte composição: Silvio Neto (União Brasil) – presidente; Gerlande Castro (PSB) – 1º vice-presidente; Jandeilson Pereira (União Brasil) – 2º vice-presidente; Alba Leal (MDB) – 1ª secretária; Carlos Martins (PT) – 2º secretário; Prof. Josafá Gonçalves (PL) – 3º secretário; e Ângelo Tapajós (Republicanos) – 4º secretário.

Depois da inscrição da chapa, o primeiro secretário vereador professor Josafá Gonçalves (PL) inspecionou a urna e as cédulas de votação são distribuídas. Por ordem alfabética os vereadores são chamados a depositar o voto. Estavam ausentes da votação os vereadores Aguinaldo Promissória (União Brasil), Alysson Pontes (PSD) e Erlon Rocha (MDB).

Depois da votação começou a apuração, feita também pelo primeiro secretário, a chapa teve dezesseis (16) votos à favor e dois (02) parlamentares votaram em branco. Silvio Neto foi eleito presidente da Câmara.

Durante o pronunciamento, ele agradeceu a Deus, à família e aos parlamentares que confiaram em suas propostas. “Nosso compromisso é com a o povo e, para isso, teremos uma direção transparente. Para isso, contamos com todos os pares dessa Casa que podem sugerir e participar da gestão”, disse o presidente eleito.

A posse da nova chapa será em sessão solene no próximo dia primeiro de janeiro. Até lá, matérias de relevância serão aprovadas na Câmara, como a Lei Orçamentária para 2023. “O Legislativo e o Executivo são poderes independentes e harmônicos. O resultados disso é a aprovação de leis que colaboram para o benefício do povo”, concluiu Ronan Liberal Jr, que também desejou sucesso a nova mesa diretora eleita.