segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Estudantes que perderam pré-matrícula ainda podem acessar vagas na rede estadual

 


Os novos estudantes que ainda desejam ingressar na rede pública de ensino paraense podem tentar uma vaga a partir desta segunda-feira (30).

O procedimento é realizado diretamente na secretaria da escola desejada, mas o estudante deve verificar no site da Secretaria as unidades que ainda possuem vagas disponíveis.

De acordo com o sistema da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), das 180 mil vagas oferecidas no calendário letivo de 2023, cerca de 75 mil já foram preenchidas até o momento, em todas as regiões do Pará.

“O aluno novo, que perdeu esse prazo de pré-matrícula, ainda tem uma oportunidade para acessar uma vaga na rede estadual de ensino. Ele deve ir diretamente na escola e fazer essa matrícula, considerando o saldo de vagas remanescentes de cada espaço de aprendizagem”, explica Suely Dumont, coordenadora de Matrícula Escolar da Seduc.

Dessa maneira, os estudantes que perderam o prazo podem acessar o site da Seduc (https://www7.seduc.pa.gov.br/prematricula/?opcao=VagasEscola) ou ainda ligar na Central de Atendimento (0800.280.0078), de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, para verificar onde há vagas disponíveis.

Documentação – Alunos, pais ou responsáveis devem ficar atentos às documentações necessárias para matrícula: original e cópia da certidão de nascimento, certidão do registro civil ou RG; CPF e comprovante de residência atual; duas fotos 3×4 recentes; carteira de vacinação (crianças, jovens e adultos); comprovante de imunização contra a Covid-19 (para alunos acima dos 12 anos); inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) – somente a cópia da frente (folha resumo), e a ressalva ou histórico escolar original.

Vale lembrar que a renovação de matrícula dos estudantes que vão permanecer na rede estadual de ensino ocorrerá de forma automática, após o resultado avaliativo final.

Para aqueles que desejam mudar de escola é necessário aguardar o lançamento das notas da 4ª avaliação para solicitar a documentação que permite a transferência para outra unidade escolar.

Segundo informou o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, a semana de planejamento nas escolas ocorrerá a partir de 06 de fevereiro, e as aulas iniciarão no dia 13 do mesmo mês.

O Impacto com Agência Pará

www.blogdocolares.com