quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Usina da Paz em Santarém

Comitiva vistoria áreas para instalação da Usina da Paz em Santarém

Para a instalação da Usina, o município vai disponibilizar a área destinada à construção. "Estivemos visitando in loco e mostrando as duas possíveis áreas, onde será implantada a Usina da Paz, para que em seguida, o Estado possa definir, fazer o estudo técnico e possa ser implantada essa tão importante obra social aqui em nosso município", informou o secretário municipal de Governo, Emir Aguiar.



Uma das áreas vistoriadas é anexa ao Residencial Salvação -  presença do Secretário Municipal de Governo Emir Aguiar.

Entre as áreas vistoriadas, uma das possibilidades é que o equipamento seja instalado em uma área verde em frente ao Residencial Salvação. "Conforme a Lei de Uso e Parcelamento do Solo, essa é uma área verde, que foi destinada ao município de Santarém e que possivelmente será destinada à construção da Usina da Paz, mas para isso será necessário realizar o fracionamento dessa área, porque é muito maior do que a necessidade real de construção da Usina [A área total é de 76 mil metros quadrados]. Após o fracionamento, podemos prosseguir com a desafetação, porque como é uma área verde, vai se transformar em área institucional. Todo esse procedimento é feito pelo município de Santarém. Tão logo o Governo do Estado se posicione e informe qual o tamanho real da área e diga qual é a mais adequada, a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária fará todos os procedimentos administrativos para fazer a doação ou a permuta ao Estado", informa a secretária de Habitação e Regularização Fundiária, Vânia Portela.

O deputado federal eleito, Henderson Pinto, acredita que este é momento histórico para Santarém. "É um momento histórico para Santarém. Esse projeto surgiu no início do Governo Helder, que tinha a estratégia de trabalhar a cidadania para reduzir os indíces de criminalidade, dentro dos bairros mais perigosos de Belém e, agora, o Governo está avançando para todas as regiões do estado do Pará", exalta o deputado federal eleito Henderson Pinto.

Área em frente ao Residencial Salvação também está sendo estuda



As Usinas oferecem à população mais de 80 serviços gratuitos, disponibilizados pelos órgãos e entidades parceiras do Estado, como espaços para atividades esportivas; salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; ações de segurança; capacitação técnica e profissionalizante; espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também há espaços para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca.


"Houve a necessidade, por parte do Governo do Estado de descentralizar e interiorizar os serviços e esperamos, em breve, assim que área for escolhida, em parceria com a Prefeitura de Santarém, implantar um projeto grandioso que vai ofertar serviços de forma gratuita, de domingo a domingo, proporcionando para a população serviços essenciais, entre eles: médicos, psicológicos, promoção à saúde com hidroginástica, natação, esporte e uma série de outras atividades que vai proporcionar inclusão social para tirar as pessoas que se encontrem em vulnerabilidade", destaca o secretário regional de Governo do Oeste do Pará, Alexandre Maduro.

Para o prefeito Nélio Aguiar, a obra vai dinamizar a assistência social no município. Ele relembra que é mais um pedido atendido pelo governador Helder que vai beneficiar a população. “A Usina da Paz nasce fruto de uma parceria entre o governo do estado e a Prefeitura de Santarém, mais um pedido pessoal ao governador Helder que atendeu de imediato. Nossa solicitação foi realizada logo que o projeto nasceu e felizmente foi atendida, sendo a primeira da região do oeste paraense. A Usina será um marco dentro da nossa política de assistência social que avançou bastante nesses últimos anos. Ganha toda a população santarena”, disse o prefeito Nélio Aguiar, que cumpre agenda oficial em Brasília junto ao Ministério de Desenvolvimento Social.

A comitiva teve ainda a participação do secretário de Infraestrutura Daniel Simões, do chefe de gabinete Alberto Portela, da ténica Rosilene Andrade, da Secretaria de Trabalho e Assitência Social (Semtras), do coordenador de comunicação, Alailson Muniz, entre outros representantes de órgãos municipais.

Fonte: Agência Santarém