sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Coatá é o novo morador do Zoounama

                            Filhote de peixe-boi chegou no zoológico às vésperas do Carnaval 

 Um filhote recém-nascido de peixe-boi foi resgatado por moradores da comunidade Ponta de Pedras e encaminhado ao Projeto Peixe-boi no Zoológico da UNAMA, em Santarém. Trata-se de um animal que provavelmente estava perdido da mãe e com ferimentos leves. O filhote é macho, pesa 7 kg e mede 76 cm.

Após sua chegada, a equipe técnica do zoológico avaliou o estado do animal e realizou curativos nos ferimentos. A médica veterinária Ianny Posiadlo destaca que, após avaliação, o animal passa bem e está em fase de adaptação. “Este animal chegou com alguns ferimentos leves, mas já foi medicado e agora passa pelo processo de adaptação. Nossa equipe está monitorando e fazendo a dieta nutricional específica para um recém-nascido”, ressaltou a veterinária. 

Batizado como Coatá, o peixe-boi é o terceiro animal que o ZOOUNAMA recebeu só nesse início de ano. Atualmente, o Projeto Peixe-boi do Jardim Zoológico possui 39 peixes-boi, sendo 29 na área interna e 10 nas bases flutuantes localizadas na comunidade do Igarapé do Costa.  

A maioria dos mamíferos chegam filhotes e durante o período da cheia dos rios (popularmente conhecido o inverno amazônico) que coincide, ocasionalmente, com o final da gestação da espécie. Por conta disso, muitos recém-nascidos ficam à deriva, perdidos da mãe ou desidratados e abandonados.

LANA - COMUNICAÇÃO  UNAMA

DIVULGAÇÃO - BLODOCOLARES