sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

EQUATORIAL INFORMA - Entenda a sua conta e saiba como ler a fatura de energia


 Clientes da distribuidora podem verificar consumo, tributos e descontos.

 Para entender melhor a fatura de energia, pagar, acompanhar o consumo, tributos e descontos, é necessário conhecer os elementos que compõem a conta. Por isso, a Equatorial Pará possui um modelo de fatura que dispõe todas essas informações de forma didática e simplificada aos clientes.

 Na primeira parte da fatura, estão discriminados o grupo de tensão, tipo de tarifa e de fornecimento, além da classificação do cliente, que pode ser baixa renda ou não. Um pouco mais abaixo, estão os dados principais do consumidor como nome, endereço, CEP e cidade, além de alguns dígitos do CPF para fins de identificação. No mesmo espaço estão o mês de pagamento, valor da fatura e data de vencimento. 

 Outro dado importante que compõe essa parte da conta é a Conta Contrato. Situada em um campo vermelho, ao lado direito da fatura, ela é importante para a realização de pedidos de religação, manutenção e qualquer outro processo ou serviço solicitado à distribuidora de energia.

 A fatura, também, tem um QR-Code que direciona o consumidor para a nota fiscal referente ao pagamento do serviço prestado pela Equatorial. Mais abaixo são discriminadas a data de leitura anterior, a atual e o cliente já é informado sobre quando será a próxima leitura e é possível identificar o número de dias do ciclo de faturamento da conta em questão.

  A conta também apresenta os dados mensais de consumo, benefícios, se existentes, do cliente e tributos cobrados. Essas informações são descritas por extenso e em gráficos, referentes aos meses anteriores, para melhor visualização do comportamento do consumo durante esse período.

 Há espaços para reaviso de vencimento, no caso de faturas atrasadas, e outras informações para o cliente, como é o caso do cadastro na Tarifa Social, benefício que também vem destacado na conta. Já no final da fatura consta o QR-Code para pagamento por meio do PIX e mais abaixo o código de barras para o consumidor que preferir pagar a conta como boleto bancário, seja online no Internet Banking ou em casas lotéricas de maneira presencial.

 De acordo com Anderson Torres, entender a fatura é de grande importância para o consumo consciente. 

 “Com os dados de consumo, tributos e descontos é possível para o cliente entender como ele usa a energia elétrica e como isso interfere no valor da fatura. Com a possibilidade de mudança de hábitos para fins de economia e uso de energia de maneira eficiente”, afirma.