terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Equatorial Pará realiza resgate de fauna para evitar interrupções de fornecimento de energia elétrica

 

Equipes da distribuidora de energia resgatam iguanas que ficam próximas à subestação Santarém e, após avaliação veterinária, soltam os animais na Serra do Saubal.

Com o objetivo de reduzir o número de ocorrências de curtos-circuitos e interrupções no fornecimento de energia elétrica, além de morte da fauna, em decorrência de choque elétrico, a Equatorial Pará desenvolve um trabalho preventivo de resgate, transporte e soltura de animais silvestres que vivem na área da subestação Santarém. A ação, autorizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA, é feita por uma equipe capacitada de profissionais, formada por biólogos e médicos veterinários.

Na área da subestação são retiradas, principalmente, iguanas. Embora não ofereçam ameaças de ataque à população, por estarem uma região com energia, correm risco de vida e, por isso, são levadas para uma área de preservação ambiental.

Antes da soltura, as iguanas resgatadas passam por um processo de tratamento veterinário, como a retirada de carrapatos e aplicação de vermífugo, para evitar novas contaminações.

O biólogo Sidcley Matos explica que esse tipo de réptil não causa transtorno e não transmite doenças às pessoas, no entanto, a recomendação é não se aproximar ou tentar capturas irregulares, a fim de evitar acidentes.

“Quando alguém constatar que as iguanas correm risco de vida, como por ataque de cães, por exemplo, a gente orienta que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente ou uma empresa especializada, seja acionada para providenciar o resgate desses animais do local onde ocorre a ameaça”, explica.

Para o executivo de Manutenção de Alta Tensão da Equatorial Pará, Aécio Júnior, a ação, desenvolvida de forma preventiva, é importante tanto para a preservação da fauna na região quanto para a garantia do fornecimento de energia.

“Com esse trabalho é possível garantir a preservação da fauna, além da qualidade e confiabilidade de fornecimento de energia elétrica para os cerca de 55 mil clientes atendidos pela subestação Santarém”, afirma.

Serra do Saubal

A área onde as iguanas são soltas foi amplamente avaliada pela equipe de profissionais. Na Serra do Saubal, além de existir outras espécies de iguanas, é uma área de preservação ambiental, que, em breve, se transformará em um parque ambiental. O espaço é rico em alimentação, e, também, tem abundância de água.

Curiosidade sobre as iguanas

São animais diurnos, normalmente encontrados no alto da copa das árvores. Quando os bichos se sentem assustados, permanecem imóveis ou se escondem. Quando pegos, podem, assim como outros lagartos, soltar parte da cauda, o que deixa o predador confuso e faz o animal escapar.

BLOGDOCOLARES com informações da Equatorial Pará