sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Polícia Militar celebra 41 anos do ingresso da Mulher na Corporação

 

A Polícia Militar do Pará celebrou na terça-feira (1º) os 41 anos do ingresso da mulher na Corporação de Fontoura e comemora o legado de oportunidades e conquistas alcançadas por esse gênero ao longo do tempo. Desempenhando um papel de destaque na esfera operacional e administrativa, a figura da mulher tem se tornado cada vez mais imprescindível para as ações de segurança pública e para o engrandecimento da Corporação.

O Alto-Comando da PM, acreditando no potencial da mulher, tem oportunizado às oficiais e praças o direito de ocupar cargos de liderança e a tomada de importantes decisões. Atualmente, a mulher segue ocupando posições de destaque à frente de unidades operacionais, assessoramento e setores administrativos da PM, mostrando sua capacidade física e intelectual para lidar com as mais variadas situações inerentes à profissão.

No dia 1º de fevereiro de 1982, três oficiais, quatro sargentos e 50 soldados, todas do sexo feminino, integraram a primeira turma de mulheres, marcando um novo tempo para corporação. A turma pioneira de mulheres policiais militares, representou um marco para a história da PM, sendo comemorado até hoje por ser o símbolo da força e coragem feminina, da garantia de direitos, da quebra de paradigmas e narrativas ultrapassadas.

A Capitã Ailsi Carvalho Guimarães, que atualmente está na reserva remunerada, fez parte da primeira turma de mulheres e comentou sobre o privilégio de ser uma das primeiras militares a integrar as fileiras da Corporação.‘’Foi de grande importância a entrada da Policial Feminino na PMPA, pois significou uma vitória, e desde então nós realizamos diversos serviços tornando a PM mais forte e mais bonita. Hoje, só temos a agradecer a PM por termos chegado na reserva remunerada’’, destacou a oficial.

Para reconhecer esse avanço dentro da PM, no dia 14 de dezembro de 2011 foi aprovada na Assembleia Legislativa do Estado do Pará, a lei ordinária número 7.576, de autoria da deputada estadual Ana Cunha, que instituiu o dia 1º de fevereiro como Dia da Policial Militar no Pará. A parlamentar conseguiu a aprovação justificando em seu projeto a importância da presença feminina no Pará na atividade-meio e fim da Corporação.

A mulher tem conquistado cada vez mais espaço dentro da sociedade e mostrado o seu valor superando expectativas, ultrapassando barreiras e quebrando tabus. A mulher segue desempenhando um papel cada vez mais notório dentro das corporações e atuando com protagonismo e excelência no seu dever de ofício.

O Impacto com informações da PM