quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Prefeitura de Santarém realiza serviços em locais afetados pelas enxurradas. Prefeito Nélio visita áreas e famílias impactadas

Trabalhos da PMS estão sendo realizados em vários pontos da cidade

Foto: Agência Santarém

Máquinas já estão nas ruas realizando serviços de recuperação em pontos impactados pela chuva que caiu ontem, 21, em Santarém. Equipes de Serviços Urbanos também estão executando a limpeza de sistemas de drenagem em vários pontos da cidade. Com os serviços em andamento, o prefeito Nélio Aguiar coordenou uma comitiva que visitou famílias e áreas impactadas pelas águas das chuvas na manhã de hoje, 22. Dados atualizados, mostram que Santarém recebeu 135mm de chuva em apenas 12 horas, foi o maior volume do ano.

Às 7h,  o prefeito visitou residências e áreas afetadas pela enxurrada na grande área do Santarenzinho. Lá, o prefeito conversou com a dona Márcia Patrícia e com a dona Darciane Oliveira e autorizou a realização de serviços que vão amenizar os impactos das enxurradas na Rua das Camélias. Eele estava acompanhado da primeira-dama e titular da Semtras, Celsa Brito, secretários municipais Emir Aguiar (Governo), João Paiva (Meio Ambiente), Jean Murilo (Serviços Públicos), Daniel Simões (Infraestrutura), Ronan Liberal (Planejamento), Bruno Costa (Semap) e Alberto Portela (Chefe de Gabinete),  Mercelino Xavier (Vigilância Sanitária) e Defesa Civil Municipal.

As máquinas da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e homens da Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviço Públicos (Semurb) já estavam nas ruas realizando os trabalhos de desentupimento dos sistemas de drenas e terraplenagem.

Ponte de madeira sobre igarapé do São Braz será substituida: prefeito já autorizou licitação

“Com essas visitas in loco conseguimos conversar com a população e conhecer de perto o problema para achar a solução. O período de chuva começou e veio forte. Nós estávamos trabalhando com os números e a previsão do tempo indicava 11mm e nós acabamos recebendo 135mm, bem acima do que estava previsto. Isso causa um transtorno muito grande, infelizmente em alguns pontos da cidade. Nós já fizemos alguns investimentos, por exemplo, na Cruzeiro do Norte onde o sistema de drenagem tem funcionado bem, mas nós temos algumas situações, a Defesa Civil é a primeira que é acionada e atua de forma integrada com nossas Secretarias com objetivo de dar respostas mais rápidas para a população”, explicou Nélio Aguiar.

O prefeito e comitiva ainda visitaram uma ponte de madeira na comunidade de São Braz, que foi danificada pela força das águas do igarapé. “Lá, a engenharia condenou e já autorizamos licitação para construção de outra ponte”, informou o gestor municipal.

Em seu gabinete na Prefeitura, o gestor santareno reuniu com seus secretários para traçar o planejamento de atuação e recebeu a imprensa. Ele destacou a importância de a população trabalhar de mãos dadas com o poder público.

“Outras situações que a gente pode está atuando em parceria com a população diz respeito à questão do lixo. O próprio morador pode ajudar, não deixando lixo na rua. Tem muito galho de árvores e lixo nas ruas, e isso é péssimo pra onde a gente implantou drenagem, como no bairro Santarenzinho. A enxurrada leva o lixo que entope as galerias, elas transbordam alagando ruas e casas também, e isso gera um colapso”, argumentou o prefeito.

As construções irregulares também ajudam a potencializar os impactos das enxurradas. “As construções em áreas de risco têm sido frequentes, mesmo com avisos e notificações da Defesa Civil. Nós estamos notificando, porque muitas pessoas construíram às margens de igarapés e numa situação de chuva como essa, o igarapé transborda e é claro que essas casas serão atingidas. Então, também estamos fazendo um levantamento de quantas famílias estão nessa situação para ver formas de recuperar a mata ciliar e tirar essas pessoas desses locais”, finalizou Nélio.


Fonte - PMS
Divulgação - BLOGDOCOLARES