quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Vereador Biga Kalahare comemora retomada do projeto Minha Casa, “Minha Vida”

Vereador Biga Kalahare comemora retomada do projeto Minha Casa, “Minha Vida” e anuncia que governo federal vai entregar moradias que estão com 90% das obras concluídas.
 
 
 
 O vereador Biga Kalahare (PT), utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Santarém, nesta terça-feira (14), para destacar a retomada do projeto “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal, que contempla famílias de baixa renda, com moradias. 
O parlamentar comemorou o anúncio feito pelo Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que divulgou a notícia em suas redes oficiais. 
O programa, de acordo com Biga, é de extrema importância para a população, pois muitas famílias saíram do aluguel por meio do projeto e deixaram de residir em áreas de risco. 
“Esse programa tirou muitas pessoas da extrema necessidade, do risco, porque muitas viviam às margens de igarapés, isso em outras partes do Brasil. Aqui em Santarém, nós temos como exemplo o Conjunto Habitacional Salvação, na grande área do Santarenzinho, que beneficiou muitas famílias.
Isso serve para nós vermos a importância que essas moradias têm para a população”, frisou o petista. 
Tendo em vista as invasões de terras que estão ocorrendo no município, o vereador também enfatizou que alguns líderes que não necessitam de moradia, mobilizam famílias mais carentes para invadir áreas privadas e, nessa prática, ludibriar essas pessoas. 
Segundo Biga, o Ministro da Casa Civil Rui Costa, anunciou que o governo está discutindo uma solução jurídica para que estados e municípios executem serviços de reparo em obras que já estão bastante avançadas, com a finalidade de acelerar as entregas. 
Segundo o titular da pasta, são 170 mil moradias em todo o Brasil que já estão com mais de 90% de conclusão. 
Biga exemplificou que o Residencial Moaçara I e II é uma dessas obras. O conjunto habitacional possui 1.408 unidades habitacionais e está com as obras paradas há mais de 4 anos. “Aqueles apartamentos estão se deteriorando com o tempo e nada é feito. 
O nosso prefeito está no seu segundo mandato e não conseguiu com que essas casas fossem entregues para a população. 
Enquanto isso, muitas famílias estão necessitadas”, argumentou o petista. O parlamentar se comprometeu em trazer aos santarenos as informações oficiais sobre o retorno das obras do Residencial Moaçara. Programa – O “Minha Casa Minha Vida” foi implementado através da lei Nº 11.977, de 07 de julho de 2009, priorizando o atendimento às famílias residentes em áreas de risco, insalubres, que tenham sido desabrigadas ou que perderam a moradia em razão de enchente, alagamento, transbordamento ou em decorrência de qualquer desastre natural do gênero, assim como às famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar e às famílias de que façam parte pessoas com deficiência, além de famílias com renda mensal de até R$ 4.65 mil. 
O conjunto popular Salvação, com 3.081 casas, foi entregue pelo governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), no dia 5 de maio de 2016, em Santarém. Atualmente, residem na área cerca de 17 mil pessoas. Já o conjunto habitacional Moaçara I e II, possui 1.408 apartamentos, sendo 768 unidades no Residencial Moaçara 1 e 640 no Moaçara II.

Fonte - ASCOM vereador
Divulgação - Blogdocolares