quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Vereador Biga Kalahare vai propor audiência em caráter de urgência/urgentíssima, sobre venda do imóvel que abriga Escola da Floresta

A escola fica localizada na Área de Proteção Ambiental de Alter do Chão, às margens da rodovia Everaldo Martins (PA-457) e foi criada há cerca de 15 anos

Foto - blogdocolares
...
Vereador Biga Kalahare(PT): Quer uma audiência pública com urgência sobre a venda da Escola da Floresta
 















Na tarde desta quarta-feira (1º), o vereador Biga Kalahare (PT), de Santarém (PA), participou de uma reunião em Alter do Chão sobre a venda do terreno da Escola da Floresta. Participaram lideranças comunitárias do distrito, integrantes da Comissão de Meio Ambiente da OAB (Subseção Santarém) e os caciques indígenas Maduro, Neca Borari e Dengo.
 
 A escola fica localizada na Área de Proteção Ambiental de Alter do Chão, às margens da rodovia Everaldo Martins (PA-457) e foi criada há cerca de 15 anos pelo município para despertar a consciência ambiental nas pessoas.
 
 Na reunião, o parlamentar petista enfatizou que não aprova o processo de venda, levando em consideração a representatividade que o lugar tem para Santarém e a região.
 
“A Escola da Floresta já foi referência em educação ambiental na Amazônia, é um projeto inovador, com o intuito de formar cidadãos conscientes sobre o meio ambiente “, lembrou Biga.
 
História
 
 O espaço foi criado em 2008, no primeiro mandato da ex-prefeita Maria do Carmo (PT), hoje deputada estadual, através de uma parceria com o Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS), sendo mantida em governos posteriores, porém sem muitos investimentos.
 
 Os moradores relataram que a escola foi abandonada pela gestão do prefeito Nélio Aguiar e que estão reivindicando a área, que segundo eles, está dentro de território indígena Borari.
 
 A comunidade também afirmou que o espaço tem material arqueológico, descoberto a partir de um estudo realizado pela Funai (Fundação Nacional do Índio) em julho de 2008.
 
Audiência pública
 
 Os moradores contam com o apoio do petista para buscar medidas que impeçam a venda definitiva da área. Os moradores alegam que não foram consultados e só ficaram sabendo da comercialização das terras através da mídia.
 
“Está no nosso território e vender o que é nosso está meio difícil, mas estamos confiantes que isso vai mudar”, disse Neca Borari
 
 Biga Kalahare afirmou que vai lutar junto aos moradores para recuperar a Escola da Floresta.
 
“Nós vamos lutar para que a venda não seja concluída. Nos comprometemos em solicitar uma audiência pública na Câmara de Santarém para que o governo explique como ocorreu o processo de venda da área. A Escola da Floresta é um lugar valioso para a história cultural e ambiental do município”, pontuou o vereador.
 
 
 
 
 
Com informações da Ascom/Biga Kalahare