sexta-feira, 10 de março de 2023

Comarca de Santarém prepara festejos de 190 anos de instalação

A comemoração acontecerá em maio, com diversas atividades jurídicas e sociais.

Comissão organizadora do evento – Foto/Divulgação

A nova presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), desembargadora Maria de Nazaré Silva Gouveia dos Santos, confirmou presença na abertura dos festejos de 190 anos da Comarca de Santarém. A comemoração acontecerá em maio, com diversas atividades jurídicas e sociais.

Para organizar o evento, já aprovado pelo TJPA, foi constituída uma comissão presidida pelo juiz Gabriel Veloso de Araújo (diretor do Fórum da Justiça Estadual em Santarém), e tendo como membros Maria de Fátima Bentes de Sousa (secretária do Fórum), João Georgios Ninos (analista judiciário), Ana Paula Neves Sobrinho (analista judiciária e delegada do Sindju – Sindicato dos Servidores do Judiciário) e Nerivaldo César Mota da Silva (oficial de Justiça).
Secretário de Governo José Maria Tapajós com a comissão dos festejos de 190 anos da Comarca de Santarém – Foto/divulgação

Histórico – no dia 14 de maio de 1833, há quase 190 anos, o Conselho do Governo da Província do Grão-Pará realizou uma sessão especial e decidiu pela criação de 11 termos judiciários, entre eles o da então vila de Santarém. Nessa mesma sessão, a Província foi dividida em três grandes comarcas: a do Grão-Pará que abrangia a cidade de Belém e mais treze vilas (suprimindo a do Marajó); a do Alto Amazonas – com quatro vilas (onde hoje fica o Estado do Amazonas); e a do Baixo-Amazonas – com oito vilas (tendo Santarém como sede).

Esta semana, o diretor do Fórum vem realizando reuniões com diversos parceiros institucionais que vão colaborar com o evento: Governo do Estado (através da Secretaria Regional do Baixo-Amazonas), Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Defensoria Pública, Ministério Público, Polícia Civil, SRTE (Superintendência Regional de Trabalho e Emprego) e faculdades de Direito.
A programação completa será informada, em breve, pelo juiz Gabriel Veloso de Araújo.

Colaborou: Jota Ninos
Divulgação blogdocolares.com