terça-feira, 14 de março de 2023

Flamengo e Palmeiras estão garantidos no novo Mundial de Clubes em 2025

 Conmebol tem direito a seis vagas, e quatro delas serão preenchidas com os campeões da Libertadores de 2021 a 2024, o que garante automaticamente os dois clubes brasileiros

A eles se somarão os campeões de 023 e 2024. Os critérios de classificação para as outras duas vagas ainda não estão definidos — o mesmo vale para o caso de haver campeões repetidos. É provável que o ranking da Conmebol seja usado como critério. O mesmo deve ser seguido pelas demais confederações, que vão ainda definir seus representantes.

No caso da Uefa, os classificados serão os quatro campeões da Champions League entre 2021 e 2025 — portanto Chelsea e Real Madrid, vencedores em 2021 e 2022, estão dentro. As outras oito vagas serão decididas por ranking continental — e não pode haver mais de dois times por país.

O ranking, neste caso de preenchimento de vagas, vai levar em consideração apenas o período entre 2021 e 2024. O desempenho histórico não contará.


Flamengo e Palmeiras perfilados antes da final da Libertadores em Montevidéu — Foto: Cesar Greco

Em fevereiro, o Conselho técnico da Fifa aprovou por unanimidade a alocação de vagas para o novo Mundial de Clubes, que será disputado entre junho e julho de 2025. Segundo a entidade, a decisão foi tomada com base em um conjunto de métricas e critérios objetivos. Veja a divisão:

AFC (Ásia): 4
CAF (África): 4
Concacaf (América do Norte, Central e Caribe): 4
Conmebol: 6 (América do Sul)
OFC (Oceania): 1
Uefa (Europa): 12
País-sede do torneio: 1