sexta-feira, 31 de março de 2023

Prefeito Nélio Aguiar de Santarém, em Brasília comandando Painel Rodada de Conversa com Vereadores


Nélio Aguiar durante a plenária movimentou a manhã de quinta-feira (30), no 
Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB)

No último dia da XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, o primeiro painel da manhã foi a Rodada de conversa com vereadores. A plenária movimentou a manhã de quinta-feira, 30 de março, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), e foi mediada pelo 1º tesoureiro da CNM, Nélio Aguiar.
“Eu tive a honra de começar a minha vida política como vereador e confesso que foi um grande aprendizado, pois a Câmara Municipal é o grande alicerce, é a base do Município”, avaliou o membro da diretoria da CNM ao ressaltar o papel dos vereadores no Brasil. “É muito importante ter a participação dos senhores vereadores aqui na Marcha, pois vocês contribuem muito para o andamento da pauta municipalista e para o desenvolvimento dos Municípios do Brasil”, completou Aguiar.

Estavam presentes no palco, o 2º secretário da CNM, Hudson Pereira, e a consultora jurídica da CNM Elena Garrido. Além dos membros da entidade municipalista, vereadores representando todos os Estados puderam falar aos presentes sobre a perspectiva do Legislativo municipal.
Instalação do Fórum de vereadores
A consultora jurídica Elena Garrido fez a leitura do regimento para a instalação permanente do Fórum Nacional de Vereadores. A advogada lembrou que a plenária voltada para o Legislativo municipal ocorre desde 2006 na Marcha e que com a instalação de hoje, o Fórum se tornará permanente sempre que ocorrer o evento. “Desde 2006, o Fórum trabalha pela participação efetiva de vereadores, porque a CNM não é uma instituição de prefeitos, mas sim de Municípios, e os vereadores são parte importantíssima”, disse a consultora Jurídica, que em seguida detalhou o regimento aos presentes.
O 2º secretário da CNM também destacou a importância dos vereadores. “Dizer que a CNM realizou esta Marcha, mais um vez, com muito sucesso. Hoje a instalação permanente deste fórum mostra a força dos nossos vereadores. Sabemos a importância do vereador lá na ponta no nosso Município, estamos sempre juntos por um Brasil mais forte”, disse Hudson Pereira.

Todos os vereadores, como representantes de um Estado, puderam subir ao púlpito para falar sobre suas perspectivas, apresentar sugestões para as reuniões do grupo. Eles aproveitaram ainda para parabenizar a CNM pela promoção da Marcha.
Vereadores
Representantes dos Estados estavam: pelo Estado da Bahia, a vereadora do Município de Ipiaú Andreia Novas; pelo Estado de Minas Gerais, o vereador de Coronel Fabriciano Beto Cavaleiro; por Goiás, o vereador de Cristalina Juscélio; pelo Estado do Maranhão, o vereador de Vitorino Freire Gilvan de Brito; pelo Rio Grande do Norte, o vereador de São Vicente Chico Lins; por Pernambuco, a vereadora de Primavera Joseane Maria; por Alagoas, o vereador de Pão de Açúcar Dyego Correa; de São Paulo, a vereadora de Taquarivaí Bruna Roberta; por Roraima, a vereadora de Bonfim Iraneide; pelo Pará, a vereadora de Ponta de Pedras Mirna Zarpellon; pelo Rio de Janeiro, o vereador de Casimiro de Abreu Marcos Frese; pelo Ceará, o vereador de Tejuçuoca Robério Rodrigues; por Santa Catarina, o vereador de Ipumirim Padia; pela Paraíba, o vereador de Montadas Júnior; pelo Estado de Sergipe, o vereador de Lagarto Matheus Fraga; pelo Rio Grande do Sul, a vereadora de Mariana Pimentel Alita; pelo Estado do Mato Grosso, o vereador de Campos de Júlio Alex dos Santos; pelo Paraná, a vereadora de Cafezal do Sul Marta.
Assista ao vídeo e confira como foram as participações:
https://www.youtube.com/embed/2nJu3ShUJ3I
Por Mabilia Souza