quarta-feira, 22 de março de 2023

Santarém terá seis pontos de venda da feira do pescado

 

Representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e da Prefeitura de Santarém, através da Secretaria de Agricultura e Pesca (Semap) e Coordenadoria Municipal de Incentivo à Produção Familiar (Ciprof), além de piscicultores, reuniram-se nesta terça-feira, 21, na Secretaria Regional de Governo do Baixo Amazonas, para definir os últimos ajustes de mais uma edição da Feira do Pescado na Região Metropolitana de Santarém. Na oportunidade, ficou definido que a venda ocorrerá nos dias 5 e 6 de abril. O evento visa garantir o abastecimento e o equilíbrio do valor do produto durante o período de maior consumo do pescado.

Para este ano, seis pontos de vendas estarão disponíveis aos santarenos em locais estratégicos. A venda, também, será realizada nos municípios de Belterra e Mojuí dos Campos. Aproximadamente 25 toneladas de pescado resfriado serão comercializadas por piscicultores da região.

O produto estará disponível aos clientes a partir de R$ 18. As espécies ofertadas aos consumidores serão: Tambaqui, Tambatinga, Matrinxã e Pirarucu.

A Feira ocorrerá no horário das 07h às 18h nos seguintes locais em Santarém:

· Parque da Cidade

· Feira da Cohab

· Mercado Nova República (Praça Tancredo Neves)

· Porto dos Milagres (Orla do Porto dos Milagres, no início da Rua Uruará, bairro Uruará)

· Primeira rotatória da Rodovia Fernando Guilhon (sentido centro bairro)

· Rodovia Everaldo Martins Km 19 – Comunidade São Pedro

“A receptividade da população é sempre muito positiva. Nós percebemos nas edições passadas que o público prefere comprar o pescado direto do produtor, principalmente, pela qualidade e por ser uma mercadoria fresquinha com um preço mais acessível. A nossa expectativa é que consigamos vender todo o nosso pescado, já que é um período muito esperado por piscicultores que ficam ansiosos pela data religiosa, pois as vendas multiplicam,” argumentou a produtora, Vilma da Silva.

Para possibilitar as vendas, a Semap dará suporte com a logística das caixas d’água e isopores nos dois dias de evento.

A Feira do Pescado permitirá a ampliação da oferta do produto em Santarém, conforme ressaltou o secretário da Semap, Bruno Costa.

“A Prefeitura de Santarém e demais parceiros estão empenhados para realizar mais uma edição da Feira do Pescado. É um evento que melhora muito a economia local, estimula a produção do pescado no município e na região, e fomenta a cadeia produtiva. Nosso objetivo é oferecer para a comunidade um produto saudável, fresco e de preço justo, além de oportunizar ao produtor um local adequado para a comercialização mais próxima ao consumidor final”, disse Costa.

O gerente regional da Sedap, Rodrigo Maia, destacou a importância do trabalho integrado entre as esferas de governo para garantir o pescado com preços equilibrados ao consumidor.

“A feira é mais uma iniciativa do governo, buscando oferecer oportunidade aos produtores, gerando emprego e renda e ofertando ao público consumidor um alimento de qualidade, saudável e com preço acessível. Pretendemos seguir investindo neste setor, com o intuito de fortalecer os produtores locais, proporcionando um acréscimo importante na renda familiar. Para isso, procuramos apoiá-los com programas específicos e investimos também na estrutura e organização da feira”, destacou o gerente.

com informações da PMS