quarta-feira, 22 de março de 2023

Área da Ufopa é alvo de suposto esquema de invasão de terras

 

Uma área que pertenceria à Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) está sendo invadida por terceiros, em esquema ilegal para posterior venda de terras.

O local abriga a Estação Florestal de Barreirinha (EstFB), e fica localizada na região conhecida como Barreirinha, próximo a Pacoval, município de Prainha, oeste do Pará.

De acordo com informações, a irregularidade estaria sendo orquestrada por pessoas que não são da região.  Os denunciantes citam Adilson Barbosa de Oliveira (foto à esquerda), Jhon Way Coelho Soares (foto à direita) e Rômulo José de Sousa Noronha.

Além do terreno da Ufopa, as propriedades adjacentes também estão sendo alvos de invasão. Segundo os denunciantes, um grupo de homens armados chegou na região e iniciou a marcação de lotes, o que ocasionou pânico nos comunitários.

O homem identificado com Adilson Barbosa de Oliveira, conhecido como ‘blindado’, foi citado como liderança dos invasores. Ele participou em 2009, da invasão da Agropecuária Santa Bárbara, fazenda Cedro, em Marabá.

Em reunião com moradores, ele utiliza de vários artifícios para demonstrar que possui cursos e certificados, inclusive, chegando a afirmar ser Juiz.

Para comprovar a narrativa, conforme demonstrado na foto em destaque, ele aparece com uma camisa preta, estampada com que seria o brasão da Justiça do Pará, idêntica a que é utilizada por servidores da justiça estadual.

Ainda nas suas falas aos comunitários, Adilson ressalta o fato de ter livre acesso aos órgãos públicos, especialmente ao Incra, de onde obtém informações privilegiadas sobre processos de demarcações de terra.

Conforme apurado pela reportagem, Adilson sustenta uma imensa lista de processos em diversos estados do Brasil.

 O Impacto / blogdocolares