sexta-feira, 31 de março de 2023

Taxa média de desemprego sobe a 8,6% no trimestre encerrado em fevereiro

 

A taxa média de desemprego no Brasil subiu a 8,6% no trimestre encerrado em fevereiro, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (31). Esse é o menor resultado para o período desde 2015, quando atingiu 7,5%.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) e vieram em linha com as expectativas do mercado, que, segundo levantamento da Reuters, esperava alta a 8,7%.

Em comparação aos três meses anteriores, a taxa de desocupação aumentou 0,5 ponto percentual (p.p), e o número de desocupados cresceu 5,5%, totalizando 9,2 milhões de pessoas.

“No trimestre encerrado em fevereiro, esse aumento da desocupação ocorreu após seis trimestres de quedas significativas seguidas, que foram muito influenciadas pela recuperação do trabalho no pós-pandemia”, disse a coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, Adriana Beringuy, em nota.

“Voltar a ter crescimento da desocupação nesse período pode sinalizar o retorno à sazonalidade característica do mercado de trabalho. Se olharmos retrospectivamente, na série histórica da pesquisa, todos os trimestres móveis encerrados em fevereiro são marcados pela expansão da desocupação, com exceção de 2022.”

Entre os ocupados, houve uma queda de 1,6%, com retração de 1,6 milhão de pessoas no mercado de trabalho. O percentual de nível de ocupação chegou a 56,4% — queda de 1 p.p. em relação ao trimestre anterior.

Fonte: CNN