sexta-feira, 31 de março de 2023

HMS alerta para alto índice de acidentes domésticos com idosos

O ambiente domiciliar é um local consideravelmente propício a incidentes que, geralmente, poderiam ter sido evitados com medidas simples, principalmente quando se tem um idoso na residência. O Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo alerta para o número alto de atendimentos, por acidente doméstico, com pessoas acima dos 60 anos de idade. A equipe médica e psicossocial orienta sobre a mudança de alguns hábitos e adequações estruturais para diminuir esse índice.
O Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH) do Hospital Municipal de Santarém registrou de janeiro até o dia 30 de março, a internação de 311 pacientes idosos por acidente doméstico. Em janeiro foram 99, fevereiro 94 e em março o índice subiu para 118.

De acordo com o médico cirurgião geral do HMS, Dr. Vinicius Savino, a maioria dos idosos chegam com fratura até a urgência e emergência após queda da própria altura.

“Essas quedas muitas vezes ocorrem porque o idoso já está com dificuldade de mobilidade, ocasionada pela idade mesmo e ainda porque não tem um espaço estruturado para ele. O ideal é a família evitar lajotas lisas, ter um suporte no banheiro, evitar tomadas ou fios expostos, escadas e degraus, desníveis, móveis fora do lugar, tapetes e chãos escorregadios”, orientou.
Foto - divulgação
Fonte - Portal Santarém
Divulgação - blogdocolares