sexta-feira, 14 de abril de 2023

Agência bancária atende ‘abrigo noturno’

 

Santarém – Moradores de rua transformam agência bancária em ‘abrigo noturno’


Chegou à reportagem do Jornal O Impacto na tarde desta quinta-feira (13), denúncias sobre a presença de moradores em situação de rua dentro de agências bancárias em Santarém.

Segundo o denunciante, que preferiu não se identificar, ao chegar próximo do horário das 22h em que as portas do banco Bradesco fecham, essas pessoas utilizam um pedaço de pau para impedir o trancamento automático.

O objetivo da ação é possibilitá-los adentrar na agência bancária situada na esquina da Avenida Cuiabá com a Mendonça Furtado, no bairro de Fátima. No local, se sentem em um ‘hotel 5 estrelas’ ou melhor, em um abrigo noturno, onde ficam à vontade para dormir e até se alimentar.

Mas o mais preocupante, ocorre nas primeiras horas da manhã do dia seguinte quando idosos se deslocam para sacar dinheiro. A maioria desse público vai sozinho e bem cedo, o que os deixam vulneráveis para pessoas de má índole e principalmente alguns desses moradores que andam com faca.

Já houve caso, inclusive, de ameaças. No entanto, a problemática não acaba por aí porque ao se acomodarem nas dependências do Bradesco deixam lixos espalhados no espaço e restos de alimentos consumidos durante a madrugada.

Ainda conforme o denunciante, a situação também se estende a outras agências, como a do Banco do Brasil localizada no Centro da cidade. Porém, existe um funcionário responsável pela segurança, diferente do Bradesco.

O caso já foi comunicado à gerência do banco que também acionou rondas da polícia militar no perímetro. Contudo, o episódio se repete e nenhuma solução é avistada.

JORNAL O IMPACTO