quinta-feira, 27 de abril de 2023

Ainda em testes, Flamengo de Sampaoli massacra Maringá com show de sintonia entre Gabi e Pedro


O Flamengo fez o que se esperava no Maracanã: atropelou o Maringá e reverteu o resultado da Copa do Brasil. Com a terceira escalação em três jogos, o placar de 8 a 2 veio com sinais de evolução coletiva e a busca de Sampaoli pela sintonia entre os artilheiros Gabi e Pedro.

Há 28 anos, o Flamengo não marcava oito gols em um jogo. Contra o Maringá foram quatro em cada tempo para ratificar a superioridade entre os elencos e apagar de vez a derrota por 2 a 0 no primeiro jogo. A primeira obrigação de Sampaoli foi cumprida.



Sampaoli e Gabigol em Flamengo x Maringá — Foto: André Durão


São apenas três jogos, mas as características do argentino estão cada vez mais claras na equipe. A variação tática na formação - inclusive durante as partidas -, Santos participando ativamente da saída de bola, Gerson reencontrando o futebol e Gabi se encaixando ao sistema ganham destaque.

+Atuações do Flamengo: Pedro comanda goleada; Gerson também é destaque

Gabi em adaptação

Na coletiva de apresentação, Sampaoli não garantiu a presença da dupla Pedro e Gabi. Pelo contrário, condicionou a escalação de acordo com o adversário. Por enquanto, os artilheiros foram titulares nos três jogos do argentino.

Enquanto Pedro se destaca pelos gols - foram seis em três partidas -, Gabi se reencontra como o ‘meia armador’ que tanto gosta. O gol de pênalti não define a boa partida que fez. Jogando um passo atrás do ataque e de frente para o gol, o camisa 10 também criou jogadas e deu uma assistência para Cebolinha, além de quatro passes decisivos e duas grandes chances criadas.



Gabi em ação contra o Maringá — Foto: FootStats


- Gabi, não só hoje, mas também contra o Inter, foi muito bem. Ele precisará, com o Pedro, se compatibilizar. É uma responsabilidade do treinador fazer com que essa dupla de ataque faça, com os gols, muitos pontos para o clube - disse Sampaoli em coletiva.

Em busca da solidez defensiva

Fabrício Bruno e David Luiz foram os escolhidos por Sampaoli. O Flamengo pouco sofreu na defesa, e nos pequenos sustos respondeu rapidamente, mas o técnico ainda busca a zaga ideal. A bola parada precisa de ajustes, não à toa foi assim que saiu o primeiro gol do Maringá.

Para ajustar a defesa, Sampaoli mudou a formação defensiva. Léo Pereira entrou no lugar de Wesley, e o Flamengo passou a jogar com três zagueiros de ofício: Fabrício Bruno, David Luiz e Léo Pereira. A formação utilizada na estreia contra o Ñublense.


Mudanças no radar


O placar elástico e a boa atuação não parecem ter sido o suficiente para Sampaoli, que destacou a diferença entre as equipes. O treinador já projetou mudanças para o próximo compromisso contra o Botafogo, no domingo, pelo Campeonato Brasileiro.
- Penso que, no jogo de domingo, temos que modificar muita coisa. Porque, senão, vamos oscilar. 
Hoje, o time precisa de consolidação. Com pouco tempo de treino, é difícil, mas estamos evoluindo bem.
Há 28 anos, o Flamengo não marcava oito gols em um jogo. Contra o Maringá foram quatro em cada tempo para ratificar a superioridade entre os elencos e apagar de vez a derrota por 2 a 0 no primeiro jogo. A primeira obrigação de Sampaoli foi cumprida.

Globo Esporte