quarta-feira, 26 de abril de 2023

IPHAN autoriza a construção do Mirante do Saubal / Santarém


Com o aval do órgão, Prefeitura pretende iniciar ainda no mês de maio a construção do espaço

Um espaço que sempre foi o sonho de muitos amantes da natureza e que admiram a vista de Santarém, observada do topo da serra do Saubal, será concretizado em breve. Após meses de tratativas, a fim de manter o patrimônio histórico e arqueológico, caso fossem encontrados vestígios no lugar, a Prefeitura recebeu, nesta quarta-feira (26), o Parecer de análise do Relatório de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico (RAIPA), feito e entregue ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O documento atesta as informações e considera o relatório produzido pela Prefeitura de Santarém, satisfatório para a construção do Mirante.

"Com base nas informações mencionadas acima, este Parecer considera satisfatório o resultado da investigação realizada na ADA do empreendimento construção do Mirante da Serra do Saubal, o qual foi apresentado no RAIPA aqui analisado. E, entre as informações é ressaltado que não foram identificados vestígios arqueológicos na

Área Diretamente Afetada do empreendimento. Sendo assim, informo que, sobre o ponto de vista arqueológico, a totalidade da Área Diretamente Afetada do empreendimento em tela, na qual não foram identificados vestígios arqueológicos, encontra-se liberada para obtenção das demais licenças ambientais", diz um trecho do Parecer Técnico nº 10/2023 - IPHAN-PA/COTEC IPHAN-PA/IPHAN.



Parecer técnico do IPHAN libera área apresentada pela PMS para construção do Mirante do Saubal

fonte - Ascom/PMS
blogdocolares